Saúde

Novo programa tenta suprir carência deixada por médicos cubanos em AL

Vagas remanescentes do "Mais Médicos" foram transformadas em "Médicos Pelo Brasil"

Por Marcos Filipe Sousa com Agências 01/08/2019 15h03
Novo programa tenta suprir carência deixada por médicos cubanos em AL
Reprodução - Foto: Programa foi lançado pelo Ministério da Saúde em Brasília

As cidades alagoanas que ainda estão sem médicos após a saída dos profissinais cubanos e não despertaram interesse nos brasileiros para preencher as vagas ocupadas, terão uma nova de suprir a carência com o lançamento do Programa Médicos Pelo Brasil, lançado nesta quinta-feira (01) pelo Ministério da Saúde.

O Governo Federal informou que programa terá novo critério para distribuição de vagas entre os municípios e novas regras para seleção dos profissionais. Já o valor pago aos médicos deverá variar de R$ 12 mil a R$ 31 mil, conforme a etapa de atuação, local onde o médico estará inserido e progressão na carreira, a qual deverá ocorrer a cada três anos.

O Ministério da Saúde informou que para o Nordeste serão ofertadas 7.987 vagas e para Alagoas serão aproximadamente 50, distribuídas preferencialmente nas regiões do Agreste e Sertão.

A previsão é que elas sejam ofertadas gradualmente, conforme o fim de contratos do Mais Médicos, programa que deve ser encerrado nos próximos anos.

Para classificação dos locais, o novo programa foi elaborado a partir da metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), baseada em estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).