Geral

Candidatos relatam fraudes e pedem anulação de prova para Conselho Tutelar

Parte dos inscritos alega que processo estaria maculado por ilegalidades e fraudes

Por 7Segundos 02/08/2019 12h12
Candidatos relatam fraudes e pedem anulação de prova para Conselho Tutelar
Conselho Tutelar - Foto: Assessoria

Um grupo de candidatos que concorre a vagas para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Maceió, entrou com recurso na última quarta-feira (31), solicitando o cancelamento do certame realizado no dia 28. O motivo foi a constatação de uma série de suspeitas de fraudes divulgadas pela Comissão de Contestação do Certame Conselho Tutelar Maceió  2019, que representa aproximadamente 150 pré-candidatos ao cargo.

O 7Segundos teve acesso ao documento que aponta "há dúvida clara quanto à legalidade, impessoalidade e moralidade do pleito". Além disso, o recurso  denuncia a participação de um funcionário/prestador de serviço - da empresa que elaborou e aplicou a prova - no certame; a não autorização para candidatos assinarem cartão de respostas e; a proibição do direito dos candidatos saírem com cadernos de provas após encerramento.

Também foram detectados pelos candidatos: a ausência de detectores de metais; tumulto em algumas salas; a substituição de folhas em caderno de provas e não compensação de tempo perdido; fiscais se ausentando das salas constantemente; ausência de atas para registro de ocorrência em algumas salas; certame para nível  médio e prova de nível superior; e ausência do Ministério Público Estadual (MPE/AL) durante aplicação da prova.

"Por todo aduzido, ante as claras nulidades acima, requer-se [...] o cancelamento das provas que foram aplicadas no dia 28.07.2019, já que ferem os princípios da administração pública, tendo havido certamente benefício a um candidato que é prestador de serviços, aplicador de prova, capacitador e fiscal [...]. Finalmente, requer que seja aplicada uma nova prova a todos pré-candidatos", traz o documento.

O 7Segundos contatou a assessoria de comunicação do Ministério Público que informou que o coordenador do Núcleo de Defesa da Infância e Juventude, promotor de Justiça Ubirajara Ramos, titular da 44ª Promotoria de Justiça da Capital, está ciente do recurso e irá se reunir, na próxima segunda-feira (5), na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), para tratar do assunto. 

A reportagem aguarda posicionamento da assessoria de comunicação da prefeitura de Maceió.