Emprego

Equatorial inicia demissão de funcionários

400 eletricistas poderão ser dispensados

Por 7segundos, com Assessoria 03/08/2019 10h10
Equatorial inicia demissão de funcionários
Equatorial inicia demissão de funcionários - Foto: Divulgação

A Equatorial Alagoas, empresa que assumiu o controle da antiga CEAL, começou um processo de demissão de seus funcionários. Em abril desse ano, a empresa abriu o Plano de Demissão Voluntária (PDV) e mais de 300 funcionários aderiram ao plano e foram devidamente indenizados. 

O clima entre os trabalhadores é de apreensão e medo, pois até os funcionários mais novos e que prestaram concurso estão sendo demitidos. Eles reclamam que não há critérios para a escolha de quem vai sair. 

O Sindicato dos Urbanitários de Alagoas e os trabalhadores não aceitaram uma proposta para reaproveitar os eletricistas em uma empresa terceirizada. Eles argumentam que não trocam um emprego que conquistaram por concurso por outro precarizado.

Ainda segundo o Sindicato, essas demissões "além de prejudicar diretamente centenas de famílias, atingem a economia de Alagoas e certamente prejudicam a qualidade de um serviço estratégico e essencial para toda a população. Essa mão de obra é necessária para a empresa, que terá que recontratar esse pessoal especializado através de terceirizadas. Ocorre que os demitidos já possuem salários compatíveis com o mercado local. Além disso, não irão precisar de capacitação, pois já são treinados e qualificados para atuar na área".