Polícia

Teste físico para candidatos do concurso da PMAL de 2018 incia nesta segunda (5)

Candidatos também estão convocados a entregar outros documentos

Por Agência Alagoas 05/08/2019 11h11
Teste físico para candidatos do concurso da PMAL de 2018 incia nesta segunda (5)
Testes serão realizados na Academia da PM e na Assomal, no bairro Trapiche da Barra, nos dias 5, 7 e 9 de agosto - Foto: Ascom PMAL

A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) inicia nesta segunda-feira (5) as duas últimas etapas do Concurso Público para provimento de 500 vagas no cargo de Soldado Combatente da Corporação de 2018. Uma delas é o Teste de Aptidão Física (TAF), a outra etapa é a entrega de documentos para fins da comprovação documental e investigação social.

Conforme o estabelecido no edital de abertura do certame, o TAF, de caráter eliminatório, contará de cinco provas, sendo elas:

1. Abdominal supra tocando os cotovelos nos quadríceps, onde os candidatos terão que realizar repetições em um minuto, sendo no mínimo 30 para os homens e 20 para as mulheres;

2. Barra fixa para homens, tendo eles que concluírem no mínimo três repetições, e isometria para as mulheres, tendo elas que ficarem com o corpo suspenso por no mínimo sete segundos;

3. Corrida de ir e vir (shuttle run), onde os homens terão que fazer a prova em no máximo 12 segundos e as mulheres em até 14 segundos;

4. Corrida de 2.000 metros para o sexo masculino (em até 11 minutos) e 1.800 para o feminino (no máximo em 13 minutos);

5. Natação em piscina, precisando nadar 25 metros em 30 segundos para os homens e 40 segundos para as mulheres.

As provas serão realizadas em três dias visando a avaliação da capacidade do candidato para suportar, física e organicamente as exigências da prática de atividades físicas a que serão submetidos durante o Curso de Formação e para desempenhar as tarefas típicas da atividade policial militar, em conformidade com a legislação vigente.

Com a divisão, os candidatos farão as provas de Abdominal, Barra fixa/isometria e a Shuttle run na segunda-feira (5); a Corrida de 2.000/1.800, conforme prescrito no edital, será realizada na quarta-feira (7); e a Natação na sexta-feira (9).

Nos três dias, as provas começarão às 7h e os candidatos deverão se apresentar com uma hora de antecedência na data, no local e no horário divulgados por meio da consulta individual que está disponível desde o último dia 19 de julho. Na segunda e na quarta, os testes serão na Academia da Polícia Militar de Alagoas (APMSAM), já a natação será na Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal), ambos locais situados na Avenida Assis Chateaubriand, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió.

Além de estarem com roupa apropriada para a prática de atividade física, os candidatos deverão se apresentar munidos de documento de identidade original e de atestado médico (original ou cópia autenticada em cartório), em que deverá constar, expressamente, que o candidato está apto a realizar o teste de aptidão física deste concurso e conter data, assinatura, carimbo e CRM do profissional. O atestado médico deverá ser emitido nos últimos 30 dias anteriores à data da realização do teste.

O resultado provisório do Teste de Aptidão Física deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas e também no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) - confira aqui- na data provável de 20 de agosto de 2019.

Interdição para realização da corrida

Para dar prosseguimento com a realização da prova da corrida de 2.000 metros para os homens e 1.800 metros para as mulheres, a Polícia Militar interditará na quarta-feira (7) um trecho da Avenida Assis Chateaubriand, entre os bairros do Trapiche e do Prado para o tráfego de veículos.

O bloqueio será feito no sentido Litoral Sul / Centro, a partir das seis e meia da manhã, começando da da rotatória da Braskem e seguindo até o cruzamento da avenida com a Rua Dias Cabral, nas proximidades da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Até às 11h, a orientação é que os motoristas sigam pela Avenida Senador Rui Palmeira e depois pela Avenida Siqueira Campos, dando continuidade a viagem. Quem estiver trafegando pelo sentido Centro / Litoral Sul não será afetado.

Equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Maceió estarão nos pontos de interdição para orientar os motoristas que estiverem circulando pela região.

Comprovação documental e investigação social

Os candidatos convocados para a entrega da documentação para fins de comprovação documental e investigação social deverão entregar a Ficha de Informações Confidenciais (FIC) e os documentos listados no edital de abertura do certame, e suas alterações, pessoalmente ou por meio de procurador, que deverá entregar procuração simples e específica para tal finalidade, entre os dias 5 e 9 de agosto de 2019.

A entrega deverá ser feita na Diretoria de Pessoal da PM, sediada no Quartel do Comando-Geral da Corporação, que fica localizado na Praça da Independência, nº 67, no Centro de Maceió. O horário em que o candidato deverá se apresentar, para que seja concluída esta etapa do certame, está disponível para consultada no site do Cebraspe desde o último dia 19 de julho.

Será eliminado o candidato que não entregar a FIC e os documentos necessários à comprovação documental e investigação social na forma, no prazo e no local determinados.