Violência

Barra de São Miguel é a cidade mais violenta de Alagoas

Roteiro e Pilar ocupam a segunda e terceira posição

Por Marcos Filipe Sousa 05/08/2019 15h03
 Barra de São Miguel é a cidade mais violenta de Alagoas
Mapa da Região Nordeste com o índice de violência - Foto: Reprodução

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) analisou 310 municípios brasileiros e as mortes a cada 100 mil habitantes em 2017 e fez um recorte regionalizado da violência no país. O Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019, apontou que a cidade da Barra de São Miguel é a cidade mais violenta de Alagoas.

Em Alagoas, as três cidades mais violentas se concentram na mesma região. A cidade de Barra de São Miguel possuía taxa de 166,6, seguida por Roteiro (132,9) e Pilar (109,7). Maceió tem uma taxa de 60,2, maior do que a média dos municípios do estado, que era de 47,7 mortes a cada 100 mil habitantes.

O estudo apontou que mais uma vez, as disputas entre membros do PCC e CV ajudam a disseminar a violência no estado.

O município mais violento do Brasil, com mais de 100 mil habitantes, é Maracanaú, no Ceará. Em segundo lugar está Altamira, no Pará, seguida de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Dos 20 mais violentos, 18 estão no Norte e Nordeste do país.  

Durante a manhã, o Governo do Estado divulgou que Alagoas alcançou, em julho, o 13º mês consecutivo de queda no número de homicídios. O Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) registrou 83 homicídios no último mês, uma redução de 19,4% em relação a julho do ano passado.