Maceió

Prefeitura lança Programa Primeira Infância Cidadã

Além do lançamento do Primeira Infância Cidadã, os profissionais que atuarão no programa já começaram a ser capacitados

Por Ascom Semas 05/08/2019 17h05
Prefeitura lança Programa Primeira Infância Cidadã
Para Marcelo Palmeira é um passo importante a implementação do Programa Primeira Infância Cidadã em Maceió. - Foto: Foto:André Lira

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou o lançamento do Programa Criança Feliz, intitulado em Maceió Programa Primeira Infância Cidadã, nesta segunda-feira(5). O evento aconteceu no Maceió Mar Hotel.

Para o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Marcelo Palmeira é um passo importante a implementação do Programa Primeira Infância Cidadã em Maceió, porque facilitará o acesso de gestantes, de crianças na Primeira Infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos. “Estamos iniciando o Programa Primeira Infância Cidadã com a melhor das intenções. Agradecemos também o comprometimento do CMAS na aprovação do programa. Queremos também destacar a lisura do processo para contratação dos profissionais que atuarão no programa. Os profissionais aprovados foram escolhidos por sua capacidade e por terem um bom  currículo  na sua área de atuação. Já estamos com recursos garantidos pelo Governo Federal para execução do Programa Primeira Infância Cidadã em Maceió’, disse Marcelo Palmeira.

A coordenadora técnica do Primeira Infância, Welllida Santos, falou da expectativa para o início do programa. “Estamos todos comprometidos com essa iniciativa. Vamos fazer um trabalho  importante, que é contribuir com a qualidade de vida na Primeira Infância. Teremos muitos desafios, mas com a colaboração de todos, vamos ter muitos resultados positivos em Maceió”, afirmou.

Além do lançamento do Primeira Infância Cidadã, os profissionais que atuarão no programa já começaram a ser capacitados. A representante do Ministério da Cidadania, Cícera Pinheiro, ministrou a primeira palestra sobre o papel do Governo Federal com relação ao atendimento do Criança Feliz e o atendimento a Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas).“É muito  importante a participação  do Conselho Municipal de Assistência Social e do Poder Judiciário, como vimos na abertura do evento. A implantação do Programa Criança Feliz em Maceió é um marco para a Primeira Infância. Vamos fazer Maceió entrar em primeiro lugar entre as capitais do País em condição de trabalho e defesa dos direitos das nossas crianças”, destacou.

Participaram ainda da solenidade de lançamento do  Programa Primeira Infância Cidadã a juíza titular da Vara da Infância de União dos Palmares,  Soraya Maranhão, representando o  secretário estadual de Desenvolvimento e Assistência Social(Seades), o chefe de gabinete, João Catunda, a secretária-adjunta municipal de Educação(Semed), Marinalva Campos, o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinícius Palmeira,  o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Nelson Cordeiro,  a representante da Plataforma de Centros Urbanos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Juliana Vergetti, e a deputada federal e representante da Primeira Infância no Nordeste, Tereza Nelma. Para abrilhantar abertura do  evento, crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Lar São Domingos também fizeram uma apresentação musical com flautas.

Programa Criança Feliz

O Criança Feliz é um programa que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na Primeira Infância (crianças de 0 a 6 anos de idade) e facilitar o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

O Programa estimula a responsabilidade dos adultos que são referência para a criança no seu dia-a-dia, que relacionam-se diretamente com ela, estabelecendo os vínculos afetivos mais próximos durante os seus primeiros anos de vida. O Programa promove também o fortalecimento do papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância e encoraja o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família.

O público-alvo do programa é composto por gestantes, crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiarias do PBF, crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias, e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no Artigo 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.