Alagoas

Obra da Estação de Tratamento de Esgoto do Benedito Bentes está 96% concluída

Estação vai integrar novo sistema de esgotamento sanitário da parte alta de Maceió

Por Agência Alagoas 07/08/2019 18h06
Obra da Estação de Tratamento de Esgoto do Benedito Bentes está 96% concluída
Estação vai tratar um milhão de litros de esgoto por hora - Foto: Ascom Casal

A Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Saneamento Alta Maceió (Sanama) está gerando bons resultados: as empresas devem finalizar, em setembro, a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Benedito Bentes. Atualmente, a obra se encontra 96% concluída e, quando entrar em operação, tratará cerca de 1.300 m³/h, isto é, mais de um milhão de litros de águas servidas a cada hora.

De acordo com o superintendente para Novos Negócios da Casal, o engenheiro civil Luiz Neto, a ETE contará com tecnologia de ponta. “A instalação vai agregar eficiência e qualidade nos serviços de esgotamento sanitário de Maceió por meio de um Reator Biológico de Leito Móvel (MBBR) e do Fluxo Contínuo com Limpeza Intermitente (CFIC)”, detalhou o superintendente. Ainda segundo Neto, “a ETE do Benedito Bentes será a primeira de Alagoas a utilizar as tecnologias citadas, elas possibilitarão um baixo consumo de energia e a não geração de odor”.

A ETE será integrada a um Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto, cujas obras também estão em andamento e devem ser concluídas no final de 2020. Quando entrar em operação, o sistema atenderá os bairros de Benedito Bentes, Salvador Lyra, Santa Lúcia, Dubeaux Leão, José Maria de Melo, Tabuleiro dos Martins, Cidade Universitária, Clima Bom, Santos Dumont, além de parte do Antares.