Arapiraca

Estancar o carro é a maior causa de reprovação entre os candidatos à categoria “B”

Dados do Detran/AL indicam as seis principais faltas que levam à desqualificação na prova prática

Por Assessoria 08/08/2019 09h09
Estancar o carro é a maior causa de reprovação entre os candidatos à categoria “B”
Exame prático do Detran/AL - Foto: Assessoria

O exame prático de direção veicular, regulamentado pela resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é a última etapa para obtenção da 1° Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) aponta as principais causas de reprovação na categoria “B” no estado, e dá algumas dicas aos candidatos que farão o exame.

Nessa categoria, o exame é composto por duas etapas, cada uma delas acompanhada por um examinador que se baseará nos artigos 19 e 20 da resolução do Contran para realizar a avaliação do candidato.  Durante o teste, possíveis falhas são calculadas de acordo com pontuação estabelecida em Lei, indicando faltas leves, médias, graves e eliminatórias.

Cada falta leve desconta um ponto, as médias, dois pontos, e as graves, três. É permitido que o candidato tenha um total de, no máximo, três pontos. Acima desse número, ele será desqualificado. Em caso de faltas eliminatórias, o candidato é reprovado imediatamente.

Reprovação

De acordo com a base de dados do Detran, a maior causa de reprovação esse ano foi “estancar o carro”. Os números indicam que, de janeiro a junho, 23,77% dos candidatos foram reprovados por interromper o funcionamento do motor, sem justa razão, após o início da prova. A infração considerada média desconta dois pontos durante o exame.

O segundo maior motivo, responsável por eliminar 15% dos candidatos na categoria “B”, é não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente, falta grave de acordo com a legislação. Colocar o veículo em movimento sem observar as cautelas necessárias, e engrenar ou utilizar as marchas de maneira incorreta durante o percurso também são faltas que eliminam um alto índice de candidatos, 8,96% e 8,33%, respectivamente.

Já as duas faltas eliminatórias mais comuns são: Não colocar o veículo na área balizada, em no máximo três tentativas dentro do tempo estabelecido, e transitar em contramão de direção. A primeira reprovou 8,83%, e a segunda, 7,16%.

Causas

O chefe de banca examinadora, Fábio Monte, analisa que muitos candidatos se deixam afetar pelo psicológico na hora do teste prático. “Eles sentem essa ansiedade, uma pressão psicológica que muitas vezes da família e até pessoal mesmo para conseguir a aprovação, e essa preocupação atrapalha no exame. O nervosismo leva à reprovação”, afirma.

Para o chefe de educação para o trânsito do Detran/AL, Antônio Monteiro, uma das principais causas de reprovação é a mentalidade do candidato. “As pessoas precisam procurar a autoescola não para tirar a carteira, mas para aprender a dirigir. Passar no teste é uma consequência. Mais de 40% estão perdendo o teste justamente por não saber guiar o veículo”, avalia.

O Detran/AL orienta que os candidatos à primeira habilitação busquem um Centro de Formação de Condutores (CFC) com o propósito de oferecer uma instrução que vá além da aprovação no exame prático de direção veicular, e englobe uma formação qualificada para os futuros condutores.