Geral

Prefeito Rui Palmeira inaugura novo Parque Infantil Sustentável

Acqua Parque na Pajuçara é o sexto equipamento entregue por meio do projeto Adote uma Área Pública

Por Secom Maceió 08/08/2019 11h11
Prefeito Rui Palmeira inaugura novo Parque Infantil Sustentável
Parque é a novo espaço para diversão das crianças que passam pela Pajuçara na Pajuçara - Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Maceió agora conta com seis Parques Infantis Sustentáveis. O mais novo fica na orla da Pajuçara e foi entregue nesta quinta-feira (08) pelo prefeito Rui Palmeira e vice-prefeito Marcelo Palmeira. O espaço dá continuidade ao trabalho viabilizado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), por meio do projeto Adote uma Área Pública. Desta vez, a parceria firmada pela Prefeitura foi com o Hotel Acqua Suítes, que investiu na estruturação e ficará responsável pela manutenção do Parque após a entrega.

O Parque foi estruturado com brinquedos esculpidos em madeiras de eucalipto e pinus, tratadas e provenientes de reflorestamento. Para o prefeito Rui Palmeira, o espaço se consolida como mais uma opção de lazer. “Maceió ganhando mais um parquinho sustentável, uma área de lazer para a criançada, para o maceioense e para o turista. E o melhor, sem custos para a Prefeitura. A gente cedeu o espaço e o Hotel Acqua Suítes construiu toda essa estrutura em madeira de reflorestamento”, comentou.

A parceria entre o Município e a iniciativa privada também gera economia e vai permitir a instalação do Parque na parte alta, como lembra o vice-prefeito Marcelo Palmeira: “São importantes parcerias, porque significa economia para o Município e o lazer para a população. Enquanto temos parques aqui na parte baixa, doados pelas empresas, o prefeito já anunciou que teremos o equipamento também na parte periférica da cidade, um ganho duplo para a população”.

Denominado Acqua Parque, o espaço segue uma tendência nacional em relação à utilização de materiais ecologicamente corretos e sustentáveis em espaços públicos de lazer e convívio social. Gustavo Acioli Torres, superintendente de Desenvolvimento Sustentável, fala sobre os benefícios.

“Mais uma adoção de espaço público proporcionando mais uma opção de lazer para as crianças e para as famílias aqui na orla de Maceió, que é o lugar mais democrático da nossa cidade. Esse é o sexto parquinho entregue e já temos outros dois em finalização. Temos um para ser entregue na famosa praça da V2, ali por trás do Bompreço, na Ponta Verde; e temos outro parque no Jacintinho, com todo mirante sendo revitalizado. A Prefeitura pretende colocar o Parque Sustentável nos espaços mais carentes para que possamos ocupar a cidade, ocupar as praças trazendo um grande benéfico para todos”, finalizou.

A estrutura é resistente à maresia, de fácil e baixa manutenção, se adequando esteticamente ao ambiente mais rústico típico da orla. Além do eucalipto e do pinus, foram utilizadas cordas náuticas, material que também é resistente ao tempo. A madeira proveniente do reflorestamento contribui com a redução da pressão sobre as matas nativas, ajuda a retirar o dióxido de carbono da atmosfera e, com grande potencial ambiental, também minimiza o efeito estufa.

Apesar de o material ser suscetível à deterioração pelo fator natural e orgânico, os eucaliptos e pinus que deram forma às gangorras, balanços, cavaletes, estação de playgrounds e outros brinquedos são tratados e oferecem condições plenas para que o Parque alcance um longo tempo de vida útil, superior a 10 anos, com segurança, beleza e sustentabilidade, tanto no contexto ambiental quanto econômico.

Adriana Vasconcelos, diretora comercial do Hotel Acqua Suítes, comemora a parceria. “Já é o segundo espaço que adotamos, o primeiro é em frente ao Maceió Mar Hotel, parceria com o Hotel Ponta Verde. E agora, em frente ao Hotel Acqua Suítes, que também pertence ao grupo. A área estava mal aproveitada e o parquinho traz uma vida; uma nova vida pro bairro. Ele atrai famílias, atrai crianças. A gente passa a conviver muito mais feliz com o parquinho no bairro em que ele está inserido. A Prefeitura de Maceió está de parabéns em ceder essa área para os empresários adotarem e fazer dela o melhor convívio possível entre os maceioenses e os turistas. O objetivo da gente é que torne a experiência de férias cada vez melhor, para que eles voltem sempre”, disse.

Otávio Tavares, diretor da Amaru Sustentabilidade, fala sobre a participação da empresa na entrega do parque sustentável. “A Amaru ao longo dos cinco anos vem construindo todos os parques sustentáveis que estão instalados em Maceió, também construímos os pontos de ônibus sustentáveis instalados na orla, então nesses projetos nós estamos sempre entrando com participação e um percentual do que está sendo instalados, inclusive alguns brinquedos foram doações da Amaru e nós trabalhamos junto com a iniciativa privada, no caso do parque sustentável da Pajuçara temos parceria com o Hotel Acqua Suites”, finalizou.