Seprev e Cesmac articulam criação de aplicativo para denúncias de violência
Ação deve fazer parte de convênio entre as duas instituições para desenvolvimento de atividades de prevenção e promoção da cidadania

Com objetivo de prevenir e romper o ciclo de violência em Alagoas, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) vem articulando, em parceria com o Centro Universitário Cesmac, a criação de um aplicativo com informações e orientações sobre ações de combate à violência, ajuda ao cidadão e apoio para realização de denúncias.
Inicialmente com foco para implantação nas escolas, o aplicativo incentiva ainda a discussão e o debate junto aos sistemas de ensino para que definam um fluxo de notificação e encaminhamento das situações de violência identificadas ou vivenciadas na sala de aula.
“Este é apenas o ponta pé inicial de uma parceria que estamos querendo firmar junto ao Cesmac para ampliar e fortalecer as ações de atenção à população que vive em vulnerabilidade social e à violência”, enfatizou a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt.
O aplicativo, que será elaborado pelo Núcleo de Robótica do Cesmac, será usado também para mensurar as estatísticas dos casos registrados pela rede pública estadual e privada de ensino e possibilitar assim trabalhar diretamente onde está o problema.
“A parceria entre Estado e academia é de extrema valia por unir professores e pesquisadores a iniciativas do poder público, vinculando a expertise teórico prática ao interesse coletivo para criação e acompanhamento de políticas públicas”, enfatizou o professor e pesquisador da Faculdade de Direito do Cesmac, Bruno Leitão, que vem articulando o projeto junto à Seprev.
De acordo com Leitão, “a instituição de ensino deve disponibilizar profissionais para atividades pontuais, o que vai otimizar a formação de seus discentes com a vivência teórico-prática em pesquisa e extensão, e desenvolver também sua responsabilidade social”.
A parceria entre a Seprev e o Cesmac deve ser oficializada em breve com uma possível assinatura de convênio entre as duas instituições. O objetivo é, além da criação do aplicativo de celular, a elaboração de um cronograma de atuação conjunta em localidades de vulnerabilidade social. A iniciativa irá envolver todas as superintendências da Seprev e o Núcleo Acadêmico Afro Indígena do Cesmac (Nafri), que passa agora a cuidar também das pautas de Diretos Humanos.
Por parte do Cesmac, ainda estão envolvidos no projeto o coordenador do Curso de Direito, Afrânio Roberto, a pró-reitora Acadêmica Adjunta de Graduação, Fabiana Suruagy, o coordenador do Nafri, Jorge Vieira, e o professor do Núcleo de Robótica, Mozart Alves Júnior.
Veja também
Últimas notícias

Alfredo Gaspar reage a declarações e chama Fontenelle de 'subcelebridade'

'Bolsonaro tentou sabotar medidas para conter covid-19', diz relatório

Cárcere privado em Arapiraca: crime tem ligação com troca de tiros em Maceió

Bruce Willis é expulso de farmácia por não usar a máscara

Música 'Bum Bum Tam Tam', de MC Fioti, volta às paradas e vira o hino da vacina

Mais quatro novos concursos estaduais devem ser anunciados na próxima semana
Vídeos e noticias mais lidas

Banhista encontra garrafa pet asiática na praia do Miaí, Litoral Sul de Alagoas

Ingratidão: Fabiana Pessoa inaugura praça e não convida deputado que enviou recursos
![[Vídeo] Filho de ex-prefeita apela à Justiça por remédio de alto custo](http://img.7segundos.com.br/X6WsVS9jnRcJ0cKIaa6fRKrGLb0=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2020-12-21-at-172914.jpeg)
[Vídeo] Filho de ex-prefeita apela à Justiça por remédio de alto custo
![[Vídeo]Dois jovens são executados no Bosque das Arapiraca neste domingo](http://img.7segundos.com.br/xJVHoxUvNx7XnAkjvnEWfe6NrEY=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/vitimas.jpg)
[Vídeo]Dois jovens são executados no Bosque das Arapiraca neste domingo
