Justiça

Veleiro: Justiça determina que funcionários em greve voltem ao trabalho

TRT estipulou multa de R$ 100 mil em caso de desobediência

Por 7Segundos 09/08/2019 12h12
Veleiro: Justiça determina que funcionários em greve voltem ao trabalho
Ilustração - Coletivo Veleiro - Foto: divulgação

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19), em Alagoas, determinou em caráter limiar que o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Alagoas (Sinttro-AL) mantenha 80% das atividades do serviço de transporte coletivo urbano da empresa Veleiro. A categoria está em greve há mais de 24 horas. 

A decisão tomada nessa quinta-feira (08), pela desembargadora Anne Helena Fischer Inojosa, presidente do TRT,  atende ao Dissídio Coletivo de Greve, interposto pela empresa de transporte, pedindo o retorno imediato dos trabalhos, sob a alegação de que se trata de um serviço essencial à população. A multa pelo descumprimento foi fixada em R$ 100 mil.

A desembargadora também proibiu que o sindicato promova atos que impliquem no bloqueio dos acessos às sedes e garagens das empresas, fechamento de vias públicas ao trânsito dos ônibus conduzidos por motoristas que queiram trabalhar, assim como a prática de atos que causem prejuízos materiais às empresas, como a depredação de ônibus, incêndio dos veículos, destruição de ônibus, etc.

A greve 

Funcionários da empresa Veleiro impedem a saída dos ônibus das garagens, na manhã de quinta-feira (08) e  hoje (09), em Maceió e em Rio Largo, em protesto contra os atrasos nos pagamentos dos salários. 

De acordo com informações repassadas pelo presidente do Sinttro/AL, a circulação dos coletivos nas duas cidades ficarão suspensas por tempo indeterminado, até que o pagamento seja efetuado.

Os rodoviários também cobram o pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e encargos sociais.