Curiosidades

Rara lagartixa do Pacífico é achada em encomenda nos Correios em SP

Animal oriundo do arquipélago da Nova Caledônia estava em uma caixa na agência de Praia Grande. A distância entre os dois lugares é de 14 mil quilômetros. Caso é investigado pela polícia.

Por G1 10/08/2019 08h08
Rara lagartixa do Pacífico é achada em encomenda nos Correios em SP
Lagartixa-de-crista é encontrada em encomenda em Praia Grande, S - Foto: Divulgação

Uma lagartixa-de-crista (Correlophus ciliatus) foi resgatada após ser encontrada em uma encomenda nos Correios em Praia Grande, no litoral de São Paulo, informou a prefeitura neste sábado (10). A espécie não existe no Brasil e é oriunda do arquipélago da Nova Caledônia, localizada no Oceano Pacífico, a 14 mil quilômetros de distância.

O animal foi encontrado depois que funcionários de uma agência dos Correios, localizada no bairro Boqueirão, desconfiaram de uma caixa armazenada na unidade e a isolaram. Os servidores pediram ajuda do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, que deslocou uma equipe e acompanhou a abertura da encomenda suspeita.

“Eles estranharam o fato de haver barulho dentro da caixa. Quando a equipe abriu a encomenda, identificou o tipo de réptil exótico comumente comercializado no mercado clandestino", explicou o inspetor Fábio Rogério Marques. O animal foi encaminhado ao Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas) em Cubatão (SP).

Segundo o médico-veterinário, Lucas Porto, chefe do Ceptas, a lagartixa está desidratada, abaixo do peso, e perdeu a cauda. "É um animal onívoro e é uma das únicas espécies de lagartos que não tem regeneração da cauda, como ocorre com as lagartixas. É um indivíduo que vai ser tratado e terá que ser mantido em cativeiro", explicou.