Saúde

Acidentes com escorpião ultrapassam mais de 1500 casos em AL

Criança de um ano e seis meses foi socorrida por policiais no bairro do Jacintinho

Por Marcos Filipe Sousa 12/08/2019 15h03
Acidentes com escorpião ultrapassam mais de 1500 casos em AL
População deve ficar atenta à mudança de estação - Foto: Reprodução

Com a proximidade do fim do inverno e a chegada do tempo mais quente, a população deve ficar atenta aos acidentes com escorpião que tendem a crescer com a mudança climática. Em Alagoas, até o primeiro semestre deste ano, já foram registrados 1.583 casos.

Neste domingo (11), agentes do Programa Ronda no Bairro prestaram socorro a uma criança de um ano e seis meses vítima de picada de escorpião no Jacintinho, em Maceió.

A patrulha levou o menino ao Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA) e durante o caminho até à unidade de saúde foi necessário fazer a reanimação cardiopulmonar por duas vezes na criança, que após receber atendimento médico no HDT foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE).

No ano passado, foram registrados 9.619 casos e em 2017 a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) contabilizou 9.201 ocorrências.

Um caso que também chamou a atenção, ocorreu neste final de semana em Recife. Uma mãe encontrou um escorpião em cima da cama do filho no setor pediátrico do Hospital da Restauração, no bairro do Derby. De acordo com a mulher, o filho dela, de 5 anos, estava dormindo, quando foi picado pelo inseto.