Concursos

?Inscrições para juiz leigo do TJAL começam nesta sexta-feira (16)

Aprovados auxiliarão as unidades judiciárias com taxa de congestionamento elevada; remuneração será de R$ 2.500,00

Por Assessoria 15/08/2019 08h08
 ?Inscrições para juiz leigo do TJAL começam nesta sexta-feira (16)
Sede do Tribunal de Justiça de Alagoas, no Centro de Maceió - Foto: Assessoria

As inscrições para o cargo de juiz leigo do Poder Judiciário de Alagoas começam nesta sexta-feira (16) e vão até 27 de agosto, no site da Escola Superior da Magistratura (Esmal). O edital do processo seletivo pode ser conferido aqui.

O Tribunal de Justiça de Alagoas está ofertando 50 vagas. Os aprovados auxiliarão as unidades judiciárias que apresentam taxa de congestionamento elevada.

Os profissionais selecionados atuarão por um ano, admitindo-se a recondução por igual período. A remuneração mensal será de R$ 2.500,00.

O processo seletivo consistirá em duas etapas, ambas em Maceió: prova objetiva com 60 questões (10 de português e 50 contendo conteúdo jurídico) e curso de capacitação, que será realizado na Esmal. Para o curso, serão chamados os 150 primeiros classificados na prova objetiva, prevista para o dia 13 de setembro.

Os candidatos devem possuir inscrição definitiva na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com dois anos de experiência profissional na advocacia ou em cargo público privativo de bacharel em direito.

O juiz leigo não poderá exercer a advocacia no âmbito do Poder Judiciário de Alagoas, assim como manter vínculo com escritório de advocacia que atue perante as unidades judiciárias do estado.

Cada juiz leigo deverá realizar, no mínimo, 80 atos por mês, dos quais ao menos 50 deverão ser projetos de sentenças e os demais distribuídos entre audiências de instrução e outros, a critério do juiz de Direito. A meta pode ser alterada pela Coordenação do projeto Justiça Volante.