Polícia

Empoderamento do idoso, diagnóstico do câncer de mama e fibromialgia vão ser temas de audiência pública

Requerimentos foram aprovados em sessão desta quinta-feira (15)

Por Assessoria 16/08/2019 08h08
Empoderamento do idoso, diagnóstico do câncer de mama e fibromialgia vão ser temas de audiência pública
Sessão da câmara nesta quinta-feira (15) - Foto: Assessoria

Três importantes temas vão ser debatidos em audiências públicas na Câmara Municipal de Maceió nos próximos dias. Aprovados na sessão ordinária desta quinta-feira (15), os requerimentos da vereadora Fátima Santiago (Progressistas) tratam do empoderamento do idoso – exercício e garantias dos seus deveres; conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além da conscientização e informação sobre a fibromialgia, doença caracterizada por causar dores por todo o corpo do indivíduo durante longos períodos.

“Saí da Câmara nesta quinta-feira bastante feliz por ter conseguido aprovar a realização de três audiências públicas cujos temas são de grande importância para a sociedade. Fibromialgia é uma doença de difícil diagnóstico e tem castigado bastante os portadores desse mal. Um segundo tema é do idoso, direitos, empoderamento e cuidados com as pessoas dessa faixa etária da população. Sabemos que o brasileiro tem aumentado a expectativa de vida e precisamos discutir o tema. Por último, o Outubro Rosa se aproxima e necessitamos falar sobre diagnóstico e detecção precoces do câncer de mama para que as chances de curas sejam maiores. Espero contar não só com as mulheres, mas com os homens para debatermos o assunto”, declarou a vereadora Fátima Santiago. As datas para as audiências ainda vão ser definidas pela Superintendência da Casa.

Além dos requerimentos citados, os vereadores também deliberaram sobre outras iniciativas do Legislativo como moção de aplausos, autoria de Cléber Costa (Progressistas), às jornalistas Ana Paula Omena e Thayanne Magalhães, ambas do jornal Tribuna Independente, com o terceiro lugar no prêmio nacional de jornalismo da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES), com a matéria “Própolis vermelha de Alagoas é cobiçada pelo mundo”. 90 reportagens concorreram no mesmo certame, no último dia 6, em Brasília.

De iniciativa de Siderlane Mendonça (PEN), indicação ao Executivo pede recuperação de equipamento para diversão (parquinho) no Conjunto Celly Loureiro, no Benedito Bentes. Já 
Luciano Marinho (Podemos), sugere à prefeitura que faça a sinalização horizontal e vertical de trânsito em todo o Conjunto Eustáquio Gomes, no Cidade Universitária, enquanto que Mauro Guedes (PV) teve indicação aprovada solicitando ao Executivo que construa posto de saúde no Bairro do Bebedouro.

Por sua vez, o vereador Francisco Sales (PPL) conseguiu aprovação de requerimento para recuperação de galerias no Bairro da Chã da Jaqueira, limpeza e capinação nas praças do Conjunto João Sampaio, além de lombadas físicas na Rua Faustino Silveira, em Bebedouro.