Geral

Após demissões, jornalistas pedem intervenção do Grupo Globo na TV Gazeta

Emissora afirma está enfrentando problemas financeiros

Por Uol 16/08/2019 09h09
Após demissões, jornalistas pedem intervenção do Grupo Globo na TV Gazeta
Carta foi enviada ao Grupo Globo, em São Paulo - Foto: Internet/ Ilustração

Os jornalistas alagoanos, que vem passando por demissões desde a greve realizada em junho conta a redução de salários, enfrentam mais um episódio. Dessa vez os profissionais demitidos da TV Gazeta de Alagoas, filiada da rede Globo no estado, resolveram encaminhar uma carta à direção de jornalismo do Grupo Globo em São Paulo.

"Somente uma intervenção na diretoria administrativa e, sobretudo, de Jornalismo, é capaz de mudar os rumos dessa história que contamos hoje a você e, em seguida, ao público", diz o documento enviado à rede da família Marinho (veja a íntegra abaixo).

Nele, os funcionários relatam que o chamado "padrão Globo" não existe mais em Alagoas, e que isso coloca em risco 30 anos de trabalho das equipes locais, bem como o nome da própria rede.

Cerca de 15 jornalistas veteranos foram demitidos assim que retornaram da greve iniciada em junho, e que atingiu  as três maiores emissoras de televisão do estado.

A Justiça, porém, determinou a reintegração imediata dos 15. Assim que voltaram passaram a ser hostilizados pela direção: quase todos foram afastados ou rebaixados de cargos.

A emissora, que tem como principal acionist o senador Fernando Collor de Melo, e afirma está enfrentando uma grave crise econômica.

Leia a seguir a íntegra da carta, enviada pelos ex-grevistas hoje na TV Gazeta, afiliada da Globo em Alagoas. 

"Avaliamos, a cada linha escrita, até onde poderíamos ir na organização das palavras, na narrativa dos fatos. Nos agarramos à certeza de que a vida é feita de experiências que se somam e que, ao se depararem com a verdade, expandem o olhar.

Dessa forma, passamos então a compreender a complexidade do mundo e do outro. É por meio da palavra, matéria-prima da profissão que escolhemos, o jornalismo, que narramos aqui aquilo que parece ser invisível, mas dói.

É o que não se adivinha, mas pesa, como disse Orides Fontela. E para expandir o olhar e trazer alívio, todos os fatos abordados são acompanhados de documentos, fotos e vídeos que comprovam sua veracidade.

O objetivo é levar ao seu conhecimento, na esperança de que, ao terminar a leitura, seja feita uma avaliação do cenário e uma intervenção direta da Globo em busca de melhorias.

O jornalismo construído ao longo dos últimos 30 anos na TV Gazeta de Alagoas, afiliada da Rede Globo, onde trabalham e trabalharam os jornalistas que apresentam esta carta, não é mais visto na televisão.

A mudança não significa um avanço, mas é um reflexo da má gestão e do desrespeito a todos os profissionais. Tal situação coloca em risco a credibilidade da emissora e compromete a qualidade da informação que chega ao telespectador --nosso bem maior.

É pelo compromisso que nós jornalistas assumimos com a sociedade, de transparência sobre todas essas coisas, que não podemos deixar que isso continue.

Somente uma intervenção na diretoria administrativa e, sobretudo, de Jornalismo, é capaz de mudar os rumos dessa história que contamos hoje a você e em seguida ao público.

Assim sendo, esperamos profundamente que todas as coisas se resolvam o mais rápido possível, pelo bem do bom jornalismo e dos profissionais que dedicam e dedicaram parte da vida na sua construção. Atenciosamente, Maceió (AL), 29 de julho de 2019."


Procurada, a Globo não respondeu a esta coluna até a publicação deste texto. Se o fizer, será incluído aqui. A TV Gazeta em Alagoas também não respondeu aos pedidos de informação ou de nota por parte desta coluna.