Educação

Seduc inicia processo de escuta de alunos da rede estadual para o Novo Ensino Médio

Consulta é online e acontece de 15 a 31 de agosto no endereço

Por Assessoria Seduc 16/08/2019 10h10
 Seduc inicia processo de escuta de alunos da rede estadual para o Novo Ensino Médio
Estudantes da rede estadual participam de oficina do Novo Ensino Médio no Fórum das Juventudes - Foto: Assessoria Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou nesta quinta-feira (15) o processo de escuta dos estudantes da rede estadual acerca do Novo Ensino Médio. A consulta ocorre em parceria com o site Porvir até o dia 31 de agosto pelo site da Seduc (www.educacao.al.gov.br) ou por meio do endereço eletrônico http://porvir.org/nossaescolaquestionario-al/.

Durante a consulta, o estudante vai acessar um questionário onde responderá perguntas sobre si, sobre a realidade da sua escola, sobre qual tipo de escola almejam e quais as atividades que a unidade de ensino oferece e quais ações não podem faltar para se ter um bom ambiente de aprendizagem. Por meio do questionário, será possível promover discussões, gerar ideias e concretizar mudanças na escola/ rede de ensino.

Antes dessa consulta online, a Seduc já realizava uma escuta dos estudantes do Ensino Médio da rede estadual nas escolas para um primeiro diagnóstico que vai orientar ações de flexibilização de cada unidade de ensino.

Estudantes da rede estadual participam de oficina do Novo Ensino Médio no Fórum das Juventudes / Fonte: Assessoria Seduc 

Para a secretária de Estado da Educação em exercício, Laura Souza, a participação dos jovens é positiva e possibilita o diálogo para melhorias na rede de ensino. “Faremos esta  escuta com os estudantes para que eles apontem o caminho que devemos seguir na flexibilização. Os estudantes gremistas serão os nossos articuladores que estão na ponta e trarão os resultados no Encontro Estudantil. Estamos conseguindo vivenciar, de fato, o protagonismo estudantil e temos um conjunto de ações e encaminhamentos que colocam a juventude no centro da política educacional de Alagoas”, destaca Laura.

Oficinas – O Novo Ensino Médio também foi pauta de uma oficina realizada na Escola Estadual Edmilson Pontes nesta quarta-feira (14), em Maceió, durante o Fórum das Juventudes Estudantis e que contou com a presença de 308 estudantes de toda a rede estadual.

A atividade teve como objetivo apresentar a proposta do programa que faz parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos jovens. A ação fortalece o protagonismo juvenil, pois, os estudantes ajudarão na construção do Referencial Curricular do Ensino Médio da Educação de Alagoas.

Na ocasião, os estudantes, divididos em grupos, puderam conversar e apresentar suas propostas para a distribuição da carga horária do Novo Ensino Médio que, no total, somará 3000h, sendo 1000h para cada série do Ensino Médio: 1°, 2° e 3° séries. A discussão foi acerca da divisão do horário nas séries, que podem ser destinadas às disciplinas com conteúdo proposto pela BNCC e os da Base de itinerário, onde os estudantes poderão estudar elementos de forma específica e direcionada.  Serão 1800h para o conteúdo da base e 1200h para as disciplinas itinerárias, que serão segmentadas nos três anos.

“Esse é um momento para ouvir os estudantes e informar quais os conceitos e as principais mudanças para o Novo Ensino Médio em Alagoas. E, também, coletar que sugestões eles têm para a distribuição de carga horária e os modelos de eletividades para os itinerários formativos. Um dos princípios da Base Nacional Comum Curricular, sobretudo na etapa do Ensino Médio, é o protagonismo estudantil. Então, construir o novo Ensino Médio em Alagoas ouvindo os jovens é muito importante”, explica o supervisor do  Ensino Médio, Daniel Macedo.

A proposta - O Novo Ensino Médio se divide em 4 etapas. A Base Geral, onde todos os alunos estudarão o mesmo conteúdo, de forma a receber o essencial para as próximas etapas. O Projeto de Vida, que busca preparar os alunos e ajuda na decisão de qual área seguir, tanto de forma acadêmica quanto emocional. Os Itinerários Formativos, onde o estudante será preparado não só para o mundo acadêmico, mas, também, para cursos técnicos e profissionalizantes. E as Unidades Eletivas, após passar pelo processo de capacitação e orientação sobre as áreas que vão seguir, começar a estudar as disciplinas específicas da área, seja Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da natureza.