Brasil

Fernández critica Dujovne e manda recado a Bolsonaro

"Ele pediu uma dívida em dólares, muito alta, que a Argentina não vai ter como pagar no prazo. Vai ter de ser renegociada", afirmou Fernández

Por FolhaPress 18/08/2019 15h03
Fernández critica Dujovne e manda recado a Bolsonaro
Fernandéz - Foto: Reprodução

"Dujovne deixou o país numa grande crise", disse o candidato oposicionista e vencedor das primárias do último domingo (11), Alberto Fernandéz, sobre a saída do até sábado ministro da economia.

Substituído por Hernán Lacunza, também até ontem ministro de Economia da Província de Buenos Aires, Nicolás Dujovne era um alvo constante de críticas da oposição, principalmente pelo fato de ter articulado a linha de crédito com o FMI (Fundo Monetário Internacional), de US$ 57 bilhões.

"Ele pediu uma dívida em dólares, muito alta, que a Argentina não vai ter como pagar no prazo. Vai ter de ser renegociada", afirmou Fernández.

O desacordo de Dujovne com Macri acentuou-se na última semana, quando o então ministro mostrou-se em desacordo com as medidas que o presidente estava tomando para aliviar a inflação e tentar reverter o resultado das primárias (47% para Fernández e 32% para Macri). Para Dujovne, essas medidas podem fazer com que o FMI alegue um descumprimento do acordo com a Argentina, que exigia medidas de ajuste fiscal e cortes no orçamento.

Em entrevista ao jornal La Nación, Fernández também disse que buscaria estabilizar a relação da Argentina com o Brasil, caso fosse eleito, após receber duras críticas de Jair Bolsonaro.

"Eles (o governo brasileiro) não têm de se preocupar, porque não penso em fechar a economia", afirmou. E acrescentou: "Para mim, o Mercosul é uma questão central, e o Brasil é nosso principal parceiro econômico e vai seguir sendo. Se Bolsonaro pensa que vou fechar a economia e que, por isso, o Brasil terá de ir embora do Mercosul, que fique tranquilo. Não penso fazer isso. É uma discussão tonta".

O primeiro turno das eleições argentinas será em 27 de outubro.