Geral

Patrimônio Cultural: Escadaria de Maceió vence concurso nacional do Iphan

Fotografia ficou em primeiro lugar, obtendo o maior número de curtidas, reações, comentários e compartilhamentos

Por Secom Maceió 20/08/2019 08h08
Patrimônio Cultural: Escadaria de Maceió vence concurso nacional do Iphan
Escadaria na ladeira da Catedral - Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

A Escadaria Todos Pela Cidade, situada entre os bairros Farol e Centro, agora é conhecida nacionalmente. Revitalizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, o Movimento Todos Pela Cidade e a empresa Oikos Casa, o local foi o vencedor do concurso cultural “Destino: Patrimônio Cultural”, lançado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Facebook em alusão ao Dia do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto. A fotografia da Escadaria ficou em primeiro lugar, obtendo o maior número de curtidas, reações, comentários e compartilhamentos entre as 36 publicações inscritas que retratam espaços e manifestações culturais de diversas cidades brasileiras.

O resultado do concurso nacional foi divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Iphan em publicação no Facebook. A Escadaria Todos Pela Cidade, que foi inscrita com fotografia da arquiteta Evelyne Enoque Cruz, obteve 787 curtidas e reações, 129 compartilhamentos e 367 comentários. Em segundo lugar a fotografia “Procissão do Divino Espírito Santo, em São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo”, registrada por Máira Leilaine Pereira da Silva, com 581 reações, 56 comentários e 58 compartilhamentos. Em terceiro ficou a fotografia “Contrastes da fronteira – Ponte Internacional Barão de Mauá, Jaguarão (RS)”, de Diego Pautz Palmieri, com 414 reações, 32 comentários e 198 compartilhamentos.

Segundo o Iphan, o concurso buscou valorizar os bens culturais de todos os pontos do Brasil, por meio da fotografia, aproximando a sociedade de sua história e reconhecendo o potencial turístico de monumentos e tradições. Para participar, os interessados deveriam enviar ao Iphan fotos que respondessem à pergunta “Qual Patrimônio Cultural de sua cidade você mostraria a um turista?”. O critério era que os registros fotográficos representassem a diversidade do Patrimônio Cultural Brasileiro, destacando seu valor social, histórico ou artístico, bem como seu potencial turístico.

Concluída a cinco meses e resultado de um projeto com duração de quase dois anos, a revitalização da Escadaria Todos Pela Cidade foi coordenada pela extinta Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), hoje Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), em conjunto com o Movimento Todos Pela Cidade dentro do projeto de ressignificação de áreas públicas.  Adotada pela Oikos, a escadaria recebeu peças de mosaico que foram feitas em oficinas com curadoria da artista plástica Marta Arruda, madrinha do projeto que reuniu cerca de 1.700 voluntários para colaborar com a revitalização, entre servidores públicos, estudantes e educadores.

Titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres destaca que o resultado do concurso do Iphan representa um ganho e reforça a importância da escadaria no contexto histórico, cultural e artístico da cidade. “Recebemos com muita felicidade este resultado, visto que atesta os benefícios gerados pela intervenção no local, unindo o poder público e a iniciativa privada em um projeto grandioso para todos os maceioenses. Um espaço que antes era degradado e estava abandonado, se tornou um ponto turístico graças a uma grande parceria, agora reconhecido nacionalmente com a chancela do Iphan”, disse o gestor.

A arquiteta e empresária Evelyne Enoque Cruz, da Oikos, foi a responsável pela inscrição da fotografia que elegeu a Escadaria como Destino Cultural reconhecido pelo Iphan. Ela participou diretamente do trabalho de revitalização, com a doação dos azulejos e revestimento para a confecção dos mosaicos, sendo também responsável pela instalação das peças produzidas sob curadoria de Marta Arruda, piso e parede para a finalização do tralho. Sobre o concurso, ela descreve o resultado como a chancela ao equipamento turístico, artístico, histórico e cultural  de Maceió.

“É um reconhecimento para a cidade de Maceió. A Escadaria já é um destino turístico de referência dentro da capital e o concurso vem para certificar este potencial, tendo a chancela do Iphan, que é o órgão de referência. A Escadaria Todos Pela Cidade é um galeria de arte a céu aberto, com mosaicos maravilhosos. O que a gente pretende é promover cada vez mais aquele espaço para dar mais certificações a Maceió. Agora, é importante que toda a população abrace, cuide, preserve e promova ações como esta, de revitalização, afinal a cidade é nossa casa”, destacou Evelyne.