Trânsito

Neste sábado: SMTT ordena trânsito na Rua Dezesseis de Setembro

Linhas de ônibus que atendem a região do Mercado voltarão a circular

Por Secom Maceió 21/08/2019 10h10
Neste sábado: SMTT ordena trânsito na Rua Dezesseis de Setembro
Sinalização vertical ao longo da Rua Dezesseis de Setembro está sendo revitalizada - Foto: SMTT

A partir deste sábado (24), o fluxo de veículos na Rua Dezesseis de Setembro, no bairro da Levada, será reordenado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O projeto, que tem como objetivo proporcionar maior fluidez no tráfego da região, permitirá também que os ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) voltem a circular pelo local.

A sinalização vertical na via já está sendo requalificada. Placas de paradas de ônibus serão instaladas ao longo da Rua Dezesseis de Setembro informando sobre o destino de cada uma das 16 linhas que atenderão a região, a exemplo de como acontece no corredor exclusivo de ônibus da Rua do Comércio, no Centro.

Ainda no local, faixas de pedestres e de divisão do fluxo da via serão implantadas, assim como novas baias de parada de ônibus serão demarcadas para proporcionar mais segurança e agilidade no momento do embarque e desembarque dos passageiros.

“Estamos fazendo um reordenamento completo na Rua Dezesseis de Setembro. O projeto elaborado tem como objetivo beneficiar toda a população da região, seja graças à organização dos locais de parada dos ônibus, à nova sinalização, ou pelo novo espaço exclusivo para os taxistas. Todos esses fatores serão essenciais para que o trânsito melhore”, destaca Daniela Loureiro, diretora do setor de Obras Viárias da SMTT.

O ordenamento na Rua Dezesseis de Setembro é um projeto da SMTT e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

Linhas de ônibus

As linhas de ônibus que atendem a região do Mercado voltarão a circular normalmente pela Rua Dezesseis de Setembro para beneficiar os usuários do SIMM que trafegam diariamente pelo local. Ao todo, serão 16 linhas passando pela via a partir deste sábado (24).

Confira:

017 – São Jorge/ Mercado (Via Ponta Verde);

022 – São Jorge/ Mercado (Via Jacintinho);

035 – Ouro Preto/ Mercado (Via Novo Mundo);

103 – Mirante/ Trapiche;

104 –  Benedito Bentes/ Trapiche;

105 – Jardim Petrópolis/ Trapiche;

201 – Circular 1;

208 – Vergel/ Jacarecica;

210 – Vergel/ Ponta Verde (Via Santo Eduardo);

213 – Vergel/ Ponta Verde (Via Avenida);

223 – Ipioca/ Mercado; 230 – Forene/ Trapiche;

503 – Joaquim Leão/ Feitosa;

603 – Vergel/ Mirante;

605 – Pontal/ Iguatemi;

611 – Vergel/ Jatiúca;

713 – Joaquim Leão/ Ponta Verde.

“Esse ordenamento proporcionará mais qualidade nos serviços prestados pelas linhas do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) que atendem a região do Mercado. As intervenções melhorarão o tempo de deslocamento dos ônibus, fazendo com que as viagens fiquem mais rápidas e as pessoas cheguem aos seus destinos com mais tranquilidade”, comenta o coordenador do SIMM, Silvio Sarmento.

Pontos de táxis

Para garantir a fluidez no trânsito da Rua Dezesseis de Setembro, os pontos de táxi que ocupam a via serão realocados para a Avenida Dr. Miguel Omena, também na Levada. Essa medida proporcionará mais segurança e comodidade aos profissionais que exercem a atividade no local.

Fiscalização

Para garantir o ordenamento no trânsito na região, equipes da SMTT estarão na Rua Dezesseis de Setembro durante todo o fim de semana para garantir a segurança viária, orientar os condutores, pedestres, ciclistas e taxistas sobre a nova modificação na via.