Viral

A igreja que atraiu Justin Bieber e outros astros usando shows de rock e Instagram

Dona de faculdades, canal de TV, gravadora de discos e uma banda de rock, a Igreja Hillsong atrai atores, atletas e personalidades.

Por BBC News 21/08/2019 15h03
A igreja que atraiu Justin Bieber e outros astros usando shows de rock e Instagram
Uma imagem criada por computador de Jesus Cristo na cruz ilumina o palco da banda Hillsong United, a face mais visível e bem sucedida da igreja Hillsong - Foto: Foto: Holly Honderich / BBC News Brasil

Enquanto igrejas cristãs nos EUA assistem a uma queda no número de fiéis, uma igreja em especial contraria essa tendência. Mas fica a pergunta: seria a Hillsong o triunfo do marketing ou da fé?

Os primeiros acordes de cada música são recebidos com gritos frenéticos. Para os poucos que ainda não sabem de cor, as letras das músicas aparecem em telas gigantescas nas laterais do palco.

As canções parecem ser projetadas para provocar uma reação emocional. As melodias vêm, vão e, depois, ressurgem como se fossem uma versão mais dramática das músicas da banda londrina Mumford and Sons.

A responsável por esse espetáculo é a banda Hillsong United, que lotou o Anthem, uma das principais casas de show de Washington D.C., capital dos EUA. O grupo tem shows previstos para o Brasil.

O estilo das 10 pessoas que estão no palco é reproduzido pelo público: jeans apertado, camisetas largas e tatuagens.

Essa uniformidade, contudo, faz com que os fãs se pareçam menos com uma multidão e mais com uma congregação.

Há ainda outros sinais que mostram que os integrantes da Hillsong United não são estrelas do rock convencionais. São bem diferentes, por exemplo, da cantora Billie Eilish, que esteve no mesmo palco dias antes.

Show sóbrio

No show da banda, não são vendidas bebidas alcoólicas. Há voluntários de roupas azuis circulando devagar na pista do show, pedindo doações para um grupo cristão.

E há ainda a recriação de uma imagem de Jesus na cruz, gerada por computador, iluminada em cima do palco.

Mas não é só um show, é também uma igreja.

Se alguém fosse coreografar a plateia ideal de um show, seria algo assim: todo mundo joga as mãos para o alto e as agita.