Geral

Orla da Pajuçara recebe mais uma edição da Praia Acessível neste sábado

Ação conta com atividades esportivas e de lazer

Por Redação, com assessoria 22/08/2019 08h08
Orla da Pajuçara recebe mais uma edição da Praia Acessível neste sábado
Cadeiras anfíbias garantem banho de mar acessível - Foto: Pei Fon / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió promove neste sábado (24), a partir das 8h, a edição mensal do Projeto Praia Acessível. A ação, que será realizada na Praça Gerônimo Ciqueira, na orla de Pajuçara, será em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência e contará com uma série de atividades esportivas e de recreação. O projeto é promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Lazer (Semtel), em parceria com entidades e instituições privadas.

A edição contará com aulas de alongamentos, relaxamento, dança e esportes como bocha, basquete, vôlei e futebol, além de brincadeiras recreativas adaptadas, uma corrida acessível e uma caminhada. Um dos maiores atrativos do projeto é o momento do banho de mar assistido, quando os participantes têm a oportunidade de aproveitar o mar de Pajuçara com o suporte de uma cadeira de rodas anfíbia.

As atividades serão pela manhã e contam ainda com uma série de apresentações culturais realizadas por grupos de pessoas com deficiência, atendidas por instituições parceiras do projeto, e que irão se apresentar em lembrança ao Mês da Cultura Popular. Além disso, será servido um lanche aos participantes. A ação, voltada ao lazer de pessoas com deficiência, é aberta à população e atende centenas de pessoas a cada edição.

De acordo com o secretário-adjunto do Esporte e Lazer da Semtel, Diogo Rebêlo, o projeto tem foco a inclusão de pessoas com deficiência. “O Praia Acessível é um projeto que o prefeito Rui Palmeira tem muito orgulho em realizar e o carinho que a gente recebe das pessoas que participam é sempre muito grande. Esta edição da Semana da Pessoa com Deficiência é mais uma oportunidade de reunir a família e participar”, disse.

O Praia Acessível conta com a parceria da Faculdade UniNassau, Illa Sorvetes e Laboratórios Nabuco lopes, além do apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Lazer acessível e inclusão social

Em atividade desde 2015, o Projeto Praia Acessível é uma ação de desporto adaptada voltado ao lazer de pessoas com deficiência. A programação inclui uma série de atividades, levando momentos de descontração e diversão aos participantes.

Além da ação mensal, a Semtel busca ampliar a prática do lazer acessível por meio do empréstimo das cadeiras anfíbias a partir da solicitação e agendamento. A intenção é oferecer uma opção segura das pessoas com deficiência desfrutarem de um passeio acessível disponível para turistas e maceioenses, que podem permanecer por até uma semana com uma das cadeiras.