Maceió

Semana Municipal da Pessoa com Deficiência acontece com série de atividades

As ações ocorreram no auditório da sede da SMS, e contaram com a presença de servidores, usuários dos serviços e instituições conveniadas

Por Ascom SMS 22/08/2019 17h05
Semana Municipal da Pessoa com Deficiência acontece com série de atividades
Apresentação do projeto Onda Azul. - Foto: Foto: Ascom/SMS

A Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu nesta quinta-feira (22) uma série de atividades em comemoração à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. As ações ocorreram no auditório da sede da SMS, e contaram com a presença de servidores, usuários dos serviços e instituições conveniadas ao município que realizam atendimentos para pacientes portadores de necessidades especiais.

Marilda Costa, gerente do GAPD da SMS, destaca que o encontro tem como objetivo divulgar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) do município. “Com essa ação buscamos aprimorar os conhecimentos, tanto dos colaboradores quanto dos usuários das instituições, acerca do que estamos desenvolvendo dentro das instituições em benefício desses pacientes.”, destaca.

Luiz Carlos Santana, diretor de Atenção à Pessoa com Deficiência da SMS, complementa afirmando que esse é um momento muito importante. “A atenção à pessoa com deficiência é realizada durante todo o ano junto a essas entidades e hoje é um dia para apresentar esses trabalhos e celebrar as ações que estão sendo realizadas continuamente em nosso município”, afirma.

Projeto Onda Azul

Maria Fabiana de Lima, neuropsicóloga e coordenadora do setor de psicologia da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), apresentou o Projeto Onda Azul, desenvolvido pela instituição desde 2018. “O objetivo desse projeto é promover uma nova abordagem de tratamento, lazer e inclusão para pessoas com autismo através da prática do surf”, destaca.

O Onda Azul trabalha com uma equipe de voluntários e já beneficiou 30 crianças, tanto da APAE quanto de fora, contando com 10 professores de surf fixos e diversos outros voluntários. “Com um ano de projeto já conseguimos melhorar muito a interação social dessas crianças, se mostrando também eficaz como um momento de integração das famílias. Nem era o objetivo inicial do projeto, mas acabou funcionando super bem”, comemora. Fabiana de Lima também trouxe para o público exemplos de experiências exitosas de crianças que conseguiram melhorar sua interação social, condição motora, sensorial e física após a participação no Onda Azul.

Esporte como complemento à Reabilitação

Diego Calado, educador físico e coordenador de esporte da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), ministrou uma palestra sobre os benefícios do esporte para pacientes em reabilitação. Ele apresentou a história do esporte paraolímpico no Brasil e no mundo, exemplos que podem ser praticados por pessoas com deficiência, além da presença de dois atletas paraolímpicos que contaram um pouco de suas histórias de vida e sua relação com o mundo do esporte.

Projeto IUPI

A Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) também apresentou o Projeto IUPI (Projeto de Intervenção Unificado da Primeira Infância), direcionado à primeira infância através diversas formas de intervenção que vinham sendo desenvolvidas pelos diferentes serviços.

A dinâmica de atendimento do projeto, que busca atender de forma eficaz a demanda atual de crianças com deficiência, se divide em quatro áreas: 1) Estimulação precoce de crianças de 0 a 3 anos (bebês de risco, crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, e/ou limitação em suas atividades funcionais); 2) Reabilitação intelectual de crianças de 3 a 6 anos; 3) Reabilitação física em crianças de 3 a 6 anos e 4) Atendimento de crianças de 3 a 6 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O evento contou ainda com uma palestra sobre Direitos Previdenciários e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), direcionado a pessoas com deficiência de qualquer idade ou idosos com idade de 65 anos ou mais que apresentem impedimentos ao longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Os esclarecimentos foram conduzidos por Marcelo Lima, Coordenador de Comunicação do INSS.