Trânsito

Ônibus voltam a circular pela Rua 16 de Setembro neste sábado (24)

Ao todo, 16 linhas passarão pela via

Por Secom Maceió 23/08/2019 10h10
Ônibus voltam a circular pela Rua 16 de Setembro neste sábado (24)
A partir deste sábado (24), 16 linhas de ônibus voltarão a circular pela Rua Dezesseis de Setembro - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) efetuará, neste sábado (24), o ordenamento no tráfego de veículos ao longo da Rua 16 de Setembro, no bairro da Levada. A ação, que tem o intuito de levar maior mobilidade urbana a região, permitirá que os ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) voltem a circular pela localidade.

A nova sinalização ao longo da Rua 16 de Setembro já está sendo instalada pelas equipes da Superintendência para orientar os condutores que trafegarem pela via. No local, placas de paradas de ônibus também serão implantadas para informar sobre o destino de cada uma das 16 linhas que atenderão a região, a exemplo de como já acontece no corredor de ônibus da Rua do Comércio, no Centro.

Com os coletivos voltando a trafegar pelo local, mais pessoas passarão a circular pela região. “Além melhorar a fluidez no trânsito da Rua 16 de Setembro, o comércio local deverá registrar uma movimentação maior de maceioenses, já que muitas pessoas precisarão utilizar as paradas de ônibus que serão implantadas pela SMTT para embarcar nos coletivos em direção aos seus respectivos destinos”, explica a diretora do SIMM, Paula Isanelle.

Ainda na Rua 16 de Setembro, faixas de pedestres e de divisão do fluxo da via serão implantadas, assim como novas baias de parada de ônibus serão demarcadas para proporcionar mais segurança no momento do embarque e desembarque dos passageiros. O da via é um projeto da SMTT e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

Linhas de ônibus

As linhas de ônibus que atendem a região do Mercado voltarão a circular normalmente pela Rua Dezesseis de Setembro para beneficiar os usuários do SIMM que trafegam diariamente pelo local. Ao todo, 16 linhas passarão pela via a partir deste sábado (24). Confira:

017 – São Jorge/ Mercado (Via Ponta Verde);
022 – São Jorge/ Mercado (Via Jacintinho);
035 – Ouro Preto/ Mercado (Via Novo Mundo);
103 – Mirante/ Trapiche;
105 – Jardim Petrópolis/ Trapiche;
201 – Circular 1;
208 – Vergel/ Jacarecica;
210 – Vergel/ Ponta Verde (Via Santo Eduardo);
213 – Vergel/ Ponta Verde (Via Avenida);
223 – Ipioca/ Mercado;
230 – Forene/ Trapiche;
503 – Joaquim Leão/ Feitosa;
603 – Vergel/ Mirante;
605 – Pontal/ Iguatemi;
611 – Vergel/ Jatiúca;
713 – Joaquim Leão/ Ponta Verde.

Pontos de táxis

Para garantir a fluidez no trânsito da Rua Dezesseis de Setembro, os pontos de táxi que ocupam a via serão realocados para a Avenida Dr. Miguel Omena, também na Levada. Essa medida proporcionará mais segurança e comodidade aos profissionais que exercem a atividade no local.

Fiscalização

Para garantir o ordenamento no trânsito na região, equipes da SMTT estarão na Rua Dezesseis de Setembro durante todo o fim de semana para garantir a segurança viária, orientar os condutores, pedestres, ciclistas e taxistas sobre a nova modificação na via.