Mundo

‘A Amazônia é nosso bem comum’, diz Macron antes da cúpula do G7

Presidente francês, que trocou farpas com Bolsonaro nos últimos dias, afirmou que vai mobilizar as potências do grupo na luta contra as queimadas

Por Veja 24/08/2019 11h11
‘A Amazônia é nosso bem comum’, diz Macron antes da cúpula do G7
Macron faz pronunciamento em Biarritz, França, antes da cúpula do G7 - Foto: (TF1/AFP)

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que vai trabalhar para que os países do G7 se mobilizem na luta contra os incêndios na Amazônia e pelo reflorestamento. A mensagem foi veiculada na televisão francesa e nas redes sociais do político, horas antes do início oficial, neste sábado, 24, da cúpula do grupo formado por França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Estados Unidos, Canadá e Japão, além da União Europeia. O encontro tem como sede a cidade de Biarritz, na França.

“A Amazônia é nosso bem comum”, afirmou o governante no pronunciamento. “Vamos fazer não só um apelo, mas uma mobilização de todas as potências que estão aqui, em associação com os países da Amazônia, para investir em primeiro lugar para lutar contra esses incêndios em andamento”, disse, além de destacar que a França também é um dos países amazônicos por meio do território da Guiana Francesa.

Macron acrescentou que há planos de se investir em reflorestamento e para permitir aos povos locais e a ONGs desenvolver atividades adequadas para “preservar esse tesouro da biodiversidade”.