Brasil

Sete estados já pediram apoio federal para combater incêndios na Amazônia

AC, MT e AM autorizados neste domingo

Por Agência Brasil 25/08/2019 15h03
Sete estados já pediram apoio federal para combater incêndios na Amazônia
Noruega suspende repasse para proteção da Amazônia - Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Um despacho do presidente Jair Bolsonaro, publicado em edição extra do DOU (Diário Oficial da União) neste domingo (25.ago.2019), autorizou o emprego das Forças Armadas no combate aos incêndios florestais no Acre, Mato Grosso e Amazonas. Com isso, 7 Estados já contam com a Garantia da Lei e da Ordem.

Além dos que solicitaram neste domingo, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins já haviam solicitado o apoio federal nas operações de combate às queimadas.

Apenas 2 Estados da região ocupada pela Amazônia ainda não fizeram a solicitação: Amapá e Maranhão. Ao Poder360, o governador amapaense, Waldez Góes (PDT), disse que não solicitou a GLO porque não há registro de queimadas em seu Estado. Ele, porém, disse que pode fazer o pedido para que as Forças Armadas façam 1 trabalho preventivo. A definição sai nesta 2ª feira (26.ago).

Neste sábado (24.ago), o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, afirmou que cerca de 44 mil militares das Forças Armadas atuam na região e podem ser empregados nas operações de combate aos incêndios.

O Ministério da Economia anunciou o descontigenciamento de R$ 38,5 milhões da Defesa para as operações na região.