Polícia

Superintendente do Ronda no Bairro recebe medalha Zumbi dos Palmares

Coronel Cícero Silva foi homenageado durante as comemorações do Dia do Soldado

Por Agência Alagoas 28/08/2019 13h01
Superintendente do Ronda no Bairro recebe medalha Zumbi dos Palmares
Coronel Cícero Silva é homenageado com Medalha Zumbi dos Palmares - Foto: Alexandre Barbosa

As comemorações do Dia do Soldado realizadas pela Polícia Militar de Alagoas (PMAL),nesta segunda-feira (26), no Teatro Gustavo Leite, localizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, foram marcadas por muita emoção. No ponto alto da celebração, foi realizada a entrega da medalha Zumbi dos Palmares a um grupo de personalidades, dentre as quais estava o coronel Cícero Silva, superintendente do Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado.  

A Medalha do Mérito Institucional da Polícia Militar Zumbi dos Palmares é entregue tradicionalmente durante as comemorações do Dia do Soldado e homenageia pessoas físicas ou jurídicas que, no seu campo de atuação, tenham se destacado e contribuído direta ou indiretamente para o engrandecimento da PM em Alagoas.

Para o coronel Cícero Silva, o momento consagra os 34 anos de dedicação à corporação. "É com gratidão que recebo este reconhecimento. Ao longo da minha carreira sempre me comprometi com os preceitos da Polícia Militar e, hoje, tendo a oportunidade de estar à frente do Ronda no Bairro continuo em prol de uma das causas que mais acredito: a prevenção à violência", concluiu o superintende do programa de policiamento de proximidade que tem contribuído, junto com as demais forças de segurança do Estado, para a redução dos índices de violência. 

Hoje da reserva remunerada, o coronel José Cícero Domingos da Silva ingressou na corporação em 1985 e já comandou seis batalhões da Polícia Militar, além de Companhias de Polícia Militar/Independente, foi coordenador-geral da Força Tarefa da Polícia Militar de Alagoas e subcomandante do Comando do Policiamento da Capital (CPC). Aliado aos cursos de formação da carreira militar, é graduado em História e Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), bem como em Direito pela Faculdade de Alagoas (FAL).

O evento também contou com a participação de artistas como a cantora Irina Costa e diversas autoridades do poder público e do judiciário. Além da entrega da medalha Zumbi dos Palmares, houve condecoração de oficiais com honras ao mérito pelos serviços prestados diretamente à corporação, bem como promoção de cargos.

Presente no evento, o governador Renan Filho aproveitou o momento para parabenizar os agentes da segurança pública estadual e ponderou os avanços sentidos na área nos últimos meses, reforçando a importância de programas de segurança pública como o Força Tarefa e o Ronda no Bairro. “Temos sido exemplo para o País e iremos continuar trabalhando por isso”, afirmou o governador.