Maceió

Polícia Militar interdita avenida para o 1º treinamento do desfile de 7 de Setembro

Pela primeira vez, PM realiza treino no Litoral Norte de Maceió. Via será interditada às 6h.

Por Agência Alagoas 28/08/2019 18h06
Polícia Militar interdita avenida para o 1º treinamento do desfile de 7 de Setembro
Todos os anos, PM desfila no Dia da Independência do Brasil - Foto: Fotos: Cb Anderson Góes/Arquivo Ascom-PM)

A Polícia Militar de Alagoas realizará nesta quinta-feira (29) o primeiro treinamento para o tradicional desfile de 7 de Setembro, dia em que se comemora a Independência do Brasil. O treino será realizado na Avenida Pontes de Miranda, mais conhecida como Via Litorânea, que liga os bairros de Cruz das Almas e Jacarecica, a partir das sete horas.

No entanto, para que os militares treinem será necessário interditar a via nos dois sentidos. Todo o percurso da via, que começa na região da loja Leroy Merlin e vai até a após sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) será fechado para o tráfego de veículos a partir das 6h da manhã. Militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) estarão nos pontos de bloqueio orientando os motoristas.

O treinamento que objetiva aperfeiçoar a participação da Polícia Militar na Parada Cívico-militar em comemoração ao 196º aniversário da Declaração de Independência do Brasil do Império Português feita por D. Pedro I no Rio Ipiranga, em São Paulo, será realizado pela primeira vez no Litoral Norte da Capital. Até então, os treinos aconteciam na Avenida Senador Rui Palmeira, no Vergel do Lago.

“Queremos fazer os últimos ajustes antes do desfile oficial, onde a tropa vai exibir e difundir ao público presente o preparo da tropa, nos aspectos técnicos operacionais e de logística, o armamento, equipamentos e mobilidade, de maneira a exaltar a capacidade de cumprir a missão institucional, além de valorizar a profissão policial militar perante a sociedade alagoana”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio.

Para o desfile do próximo dia 7 de Setembro, a PM contará com um efetivo de 666 integrantes, distribuídos entre policiais militares de unidades de ensino, operacionais e especializadas; estudantes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM); crianças alunas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e da Banda de Música da Corporação. Também serão disponibilizados 86 viaturas, entre carros e motos, e 47 semoventes (cavalos e cães).

O segundo e último treinamento ocorrerá, no mesmo local, a partir das sete horas da próxima terça-feira (03).

Desfile de 7 de Setembro

Todos os anos, a Polícia Militar de Alagoas se une as Forças Armadas Brasileiras e as demais forças de segurança do Estado para celebrar a data em comemoração ao Dia da Independência entre as avenidas Assis Chateaubriand, da Paz e Cícero Toledo, na região central de Maceió.

A PM estará pronta para o desfile a partir das 7 horas e iniciará o protocolo com a incorporação da Bandeira Nacional. A chegada do governador Renan Filho está prevista para acontecer às 08h30. Após a execução do Hino da Independência, que será executado pelo Centro Musical, o gestor estadual realizará a revista da tropa e, logo em seguida, será dado início ao desfile.

A segurança do evento, que sempre atrai milhares de pessoas, será feita pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC). O grande comando também será o responsável apara executar junto à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Maceió para isolar a área, com a interdição das vias.