Maceió

Ação da SMTT emitirá Cartão Bem Legal nos terminais de ônibus

Ao todo, seis terminais de ônibus serão contemplados com a ação descentralizada desenvolvida pela SMTT

Por Assessoria 29/08/2019 17h05
Ação da SMTT emitirá Cartão Bem Legal nos terminais de ônibus
Ao todo, seis terminais de ônibus serão contemplados com a ação descentralizada desenvolvida pela SMTT - Foto: Assessoria

Com o intuito de proporcionar mais comodidade aos usuários do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizará, a partir desta sexta-feira (30), das 8h às 17h, a emissão gratuita do Cartão Bem Legal Cidadão nos principais terminais de ônibus da capital. A ação itinerante permitirá que os cidadãos tenham acesso à bilhetagem eletrônica de forma prática, sem precisar sair do seu bairro.

Ao todo, seis terminais de ônibus serão contemplados com a ação descentralizada desenvolvida pela SMTT. Confira os dias e locais da emissão gratuita do Cartão Bem Legal Cidadão:

Sexta (30/08) – Terminal de Cruz das Almas;

Sábado (31/08) – Terminal do São Jorge;

Segunda (02/09) – Terminal do São Jorge;

Terça (03/09) – Terminal do Trapiche;

Quarta (04/09) – Terminal do Vergel;

Quinta (05/09) – Terminal do João Sampaio;

Sexta (06/09) – Terminal do Clima Bom.

Para emitir o Cartão Bem Legal Cidadão, os interessados devem comparecer no horário e local de sua preferência portando o RG, CPF e o comprovante de residência. Após apresentar a documentação, o bilhete eletrônico sairá na hora, de forma gratuita.

“Com essa abordagem feita diretamente nos bairros da capital, a Suprintendência pretende aumentar a quantidade de passageiros utilizando a bilhetagem eletrônica nos coletivos que fazem parte do SIMM. Além da praticidade oferecida pelo cartão, os usuários dos ônibus não precisarão ficar contando moedas e o processo de embarque dentro do coletivos ficará ainda mais rápido, dando mais conforto e segurança para todos”, comenta Antônio Moura, titular da SMTT.

Benefícios do Cartão Bem Legal

Uma das vantagens de possuir a bilhetagem eletrônica é a possibilidade de pagar a metade da tarifa de ônibus aos domingos graças ao Domingo é Meia. O projeto, implementado pela Prefeitura de Maceió há dois anos, já contabilizou mais de 340 mil utilizações. Esse benefício é exclusivo para quem utiliza o Cartão Bem Legal Cidadão.

A integração temporal é outro benefício exclusivo para os usuários do transporte público que utilizam o Cartão Bem Legal. O serviço possibilita o uso de mais de um ônibus pagando apenas uma passagem. Para que o benefício seja desfrutado, é preciso respeitar o prazo máximo de 90 minutos, que começa a ser contado a partir do momento em que o cartão passa no validador do primeiro veículo. O usuário deve se atentar também para o sentido de direção do coletivo.

Já para quem pretende chegar ao seu destino final mais rapidamente e com o número de paradas para embarque e desembarque reduzidos, a SMTT disponibiliza quatro opções de viagens semiexpressas. Para usufruir deste benefício é necessário que o usuário do transporte coletivo tenha em mãos o Cartão Bem Legal de qualquer modalidade, pois o veículo só aceita o cartão e não conta com a presença de um cobrador.