Saúde

Benefício do governo leva medicamentos gratuitos à casa dos alagoanos

Programa 'Remédio em Casa' tem previsão de atender oito mil usuários por mês

Por 7Segundos 30/08/2019 11h11
Benefício do governo leva medicamentos gratuitos à casa dos alagoanos
Programa Remédio em Casa irá beneficiar oito mil usuários que residem em Maceió - Foto: Olival Santos

O governador de Alagoas, Renan Filho (MBD), lançou na manhã desta sexta-feira (30), na Farmex, o programa 'Remédio em Casa', que vai garantir a entrega domiciliar de medicamentos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que tenham alguma dificuldade para se dirigir ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), localizado no bairro Farol, em Maceió. O objetivo do programa é possibilitar a inclusão e o acesso à assistência farmacêutica na capital. 

"A Secretaria de Saúde resolve, por meio da Central de Abastecimento Farmacêutico, criar um programa para entregar em casa o remédio para quem usa continuadamente. É um serviço muito importante. Muitas vezes o cidadão é de baixa renda, ou tem dificuldade de locomoção, ou não tem com quem deixar seus filhos pequenos e mesmo assim tem que ir buscar os medicamentos. O Estado agora vai fazer o trabalho de entrega domicilar. Isso vai resolver e melhorar para ele e o centro de distribuição que vai ter um fluxo menor", explicou o governador.

Na ocasião, o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, informou que o pré-lançamento do programa teve início há um mês. "O trabalho já começou. Estamos há um mês fazendo um pré-lançamento. E a ideia é que a gente vá ampliando e que a partir de segunda-feira, mensalmente, as pessoas comecem a receber esses medicamentos", disse Ayres.

O benefício é válido para pacientes com transtornos mentais, esclerose múltipla, síndrome congênita, deficiência, mais de 80 anos, acamados, dificuldade de locomoção e transplantados. Inicialmente, o programa vai funcionar em Maceió e tem a pretensão de atender oito mil usuários por mês. Os medicamentos serão entregues por meio de dez motoboys devidamente uniformizados e autorizados pela Sesau.

O programa

Para fazer parte do 'Remédio em Casa', é preciso que o paciente já tenha cadastro no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf). Caso ainda não for cadastrado, é preciso que o cuidador, familiar ou responsável compareça ao local, no Farol, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, com os devidos documentos (laudo e receita médicas) orientados pelo médico que realizou o diagnóstico, assim como CPF, comprovante de residência e cartão do SUS,  para pleitear a inclusão no programa.

Estrutura 

O 'Remédio em Casa' conta com uma estrutura dentro do Ceaf, no qual uma farmacêutica faz a conferência dos remédios que são separados para cada um dos usuários cadastrados. As caixas, individualizadas e lacradas nominalmente a cada paciente, são encaminhadas às casas dos assistidos para o tratamento adequado. Uma vez por mês os motoboys fazem a entrega nas visitas domiciliares. Com o Remédio em Casa, a Sesau promete trazer avanços na qualidade de vida dos usuários, já que o Ceaf trabalha com medicamentos de alto custo.