Saúde

Adolescente fica cego por causa de alimentação à base de batatas fritas

Jovem britânico de 17 anos se alimentava apenas de batata frita, Pringles e pão branco

Por BBC 04/09/2019 09h09
Adolescente fica cego por causa de alimentação à base de batatas fritas
Alimentação pobre em nutrientes levou jovem a sofrer perda irreparável na visão - Foto: Emmy Smith/Unsplash

Um jovem britânico de 17 anos que adotava uma alimentação "extremamente seletiva" sofreu uma perda irreparável da visão provocada pela desnutrição aguda.

Desde que deixou a escola primária, o adolescente se alimentava apenas de batata frita, Pringles e pão branco - de vez em quando, comia fatias de presunto ou salsicha.

Os exames clínicos mostraram que ele apresentava déficits sérios de vitaminas e danos no nervo óptico provocados pela ausência de nutrientes.

Exigente ao extremo para comer

O rapaz de Bristol, no Reino Unido, que não pode ser identificado, procurou um médico aos 14 anos porque estava se sentindo indisposto e cansado.

Três anos depois, ele foi levado ao Bristol Eye Hospital, especializado em oftalmologia, devido à perda progressiva da visão, informou a revista científica Annals of Internal Medicine.

"A dieta dele era basicamente uma porção diária de batata frita de uma lanchonete de Fish and Chips (peixe frito com batata frita, prato típico do Reino Unido). Ele também costumava lanchar batatas (ultraprocessadas) - Pringles -, às vezes pedaços de pão branco e, de vez em quando, fatias de presunto. Nada de frutas, legumes ou verduras", conta a médica Denize Atan, que cuidou do jovem no hospital.

"Ele explicava (esse comportamento) como uma aversão a certas texturas de comida que ele não conseguia tolerar, e, portanto, as batatas fritas e chips eram realmente os únicos tipos de alimento de que ele tinha vontade e achava que podia comer."

Atan e seus colegas verificaram novamente os níveis de vitaminas do adolescente e descobriram que estava com déficit de vitamina B12, além de algumas outras vitaminas e minerais importantes - como cobre, selênio e vitamina D.