Política

Projeto “Escola 10” gera troca de farpas entre deputados na ALE

Declarações aconteceram durante a primeira discussão do projeto

Por 7Segundos 05/09/2019 16h04
Projeto “Escola 10” gera troca de farpas entre deputados na ALE
Projeto está tramitando na Assembleia Legislativa - Foto: Assessoria

Nesta quinta-feira (05) o projeto “Escola 10” entrou na fase de primeira discussão e acabou gerando uma troca de farpas entre oposição e situação na Assembleia Legislativa (ALE).

Davi Maia (Democratas) questionou mais uma vez o pagamento para os municípios premiados, e tinha dito que o Estado fez propaganda do benefício antes da aprovação pelo Legislativo.

“O prêmio não foi pago porque não existe lei. Antes de falar aqui eu tenho que pesquisar, estudar e me informar”, disse o parlamentar criticando também outras instituições. “Não vi uma declaração do presidente da AMA sobre esse atraso no pagamento”.

Do outro lado, Silvio Camelo (PV) defendeu o Governo dizendo que o pagamento foi realizado e alfinetou o colega. “Vale mais a página em um site do que a Educação de uma criança? Temos que aprovar o mais rápido possível, foi algo que deu certo e as Prefeituras vão investir mais na Educação. Procure saber se o cheque foi pago ou não”.

O discurso do líder do Governo acabou sendo apoiado por outros deputados como Marcelo Beltrão (MDB) e Ângela Garrote (Progressistas) que alegaram que os prefeitos estão esperando o recurso e que a Casa de Tavares Bastos aprove o mais rápido possível.

Implantado no início de 2017, o Programa Escola 10 tem como metas garantir que todos os alunos da rede pública estejam alfabetizados em língua portuguesa e matemática até o final do 3º ano do Ensino Fundamental, reduzir os índices de analfabetismo e de evasão escolar, além de diminuir a distorção idade-série (atraso escolar).