Política

Deputados aprovam mudança de nome do estádio Rei Pelé para Rainha Marta

Decisão de mudança ainda passa por veto ou sanção do governador de Alagoas

Por Redação, com assessoria 13/09/2019 12h12
Deputados aprovam mudança de nome do estádio Rei Pelé para Rainha Marta
Marta (esq.) e Pelé (dir.) - Foto: Fotomontagem: Fifa / Wikimedia Commons / CBF/Diogo Marcondes

Com 24 deputados presentes na sessão desta quinta-feira (12), o plenário da Casa aprovou cinco matérias, dentre elas, o Projeto de Lei nº 03/2019, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (PTB), que altera o nome do estádio Rei Pelé, situado no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, para estádio Rainha Marta.

A matéria foi votada em segunda votação, porém, uma emenda apresentada pelo deputado Sílvio Camelo (PV), que transforma o nome do estádio em "Rei Pelé e Rainha Marta" foi adiada, devido a solicitação de Antonio Albuquerque. O destaque deverá retornar ao plenário na próxima semana e, só assim, o projeto será enviado ao chefe do Poder Executivo, que por sua vez poderá sancionar ou vetar a matéria.

Se vetar, o projeto retorna a Assembleia Legislativa para que os deputados possam analisar o veto governamental. Se sancionar, a matéria se tornará lei. Votaram contra o projeto, os deputados Davi Maia (DEM), Jó Pereira (MDB), Marcos Barbosa (Cidadania), Davi Davino Fiho (PP), Bruno Toledo (Pros), Galba Novaes (MDB), Cabo Bebeto (PSL) e Sílvio Camelo (PV).

Antonio Albuquerque defende sua iniciativa afirmando que Marta é um exemplo de tenacidade do povo alagoano, sua história de superação e triunfos a tornam um símbolo de empoderamento feminino, desde Dois Riachos, quando enfrentou preconceitos ao jogar futebol em meio aos garotos da cidade, até em Londres, na Inglaterra, ao superar notáveis nomes do futebol mundial, sendo a única hexa vencedora de títulos de melhor do mundo.

“As grandezas de Marta e Pelé são irrefutáveis e incomparáveis. Ambos têm importância nacional e mundial, mas somente Marta tem a importância local por seus laços e identidade com o Estado, com o povo e com o futebol alagoano, o que a credencia ter a aclamação de seu nome, com o seu legítimo título de realeza, para designar o maior palco do futebol no Estado de Alagoas”, justificou.