Infraestrutura

Nova via vai desafogar a Avenida Cachoeira do Meirim, diz secretário

Obra estruturante faz parte do Programa Nova Maceió

Por 7Segundos 17/09/2019 12h12
Nova via vai desafogar a Avenida Cachoeira do Meirim, diz secretário
Secretário municipal de Infraestrutura Mac Lira - Foto: Kássio Kiss

O prefeito Rui Palmeira (PMDB) e o secretário municipal de Infraestrutura Mac Lira assinaram, na manhã desta terça-feira (17), a ordem de serviço para início das obras do prolongamento da Avenida Doutor Fernando Couto Malta, que receberá o nome de Avenida Humberto Gomes de Barros, e da duplicação de um trecho da Avenida Cachoeira do Meirim II, que dá acesso ao Conjunto Graciliano Ramos. A ação faz parte do Programa Nova Maceió, lançado no mês passado.

Para o prefeito Rui Palmeira as obras estruturantes que estão sendo lançadas no Programa Nova Maceió são fundamentais para a cidade. “Estamos buscando cada vez mais fazer investimentos na cidade, como é o caso desta obra aqui. Uma obra de mais de R$7 milhões que vai melhorar a mobilidade urbana, principalmente para o Graciliano Ramos e o Benedito Bentes. Esperamos assim, conseguir diminuir o fluxo da Cachoeira do Meirim, que já é muito intenso”, pontuou o gestor.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura Mac Lira a obra do Nova Maceió vai desafogar o trânsito na Avenida Cachoeira do Meirim. “A via começa no GBarbosa, na pista que dá acesso à Usina Cachoeira do Meirim. Naquele trecho, ela será duplicada, terá ciclofaixa e segue até o conjunto Graciliano Ramos, também em pista  pista dupla, com canteiro central, com passeio público dos dois lados”, disse Mac.

Ele aproveitou para informar sobre a busca por recursos para pavimentação no Village Campestre II. “Nós vamos pavimentar todas as ruas que restam no Village Campreste II. Nós estamos atingindo todos os bairros e tratando com muita seriedade a drenagem”, disse ele.

Nova Maceió

O Nova Maceió levará mais de 400 mil metros quadrados de pavimentação, mais de 40 mil metros de rede de drenagem pluvial e mais de 100 mil metros de rede coletora de esgoto em cinco grandes obras que estão sendo licitadas nos bairros Cidade Universitária, Clima Bom, Tabuleiro dos Martins, Santa Lúcia e no Litoral Norte (Guaxuma, Garça Torta, Riacho Doce, Ipioca e Saúde).

 

O objetivo do programa é impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da cidade. A proposta é ampliar o serviço de esgotamento sanitário, minimizar os efeitos dos lançamentos de esgoto na orla marítima, levar esgotamento sanitário para bairros periféricos e viabilizar obras de pavimentação e mobilidade urbana. As obras irão beneficiar, diretamente, mais da metade da população da capital.

Os recursos são provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Banco do Brasil, Codevasf e Governo Federal, além de recursos próprios da Prefeitura de Maceió.