Brasil

Os melhores Óleos Essenciais para Ansiedade ! Conheça sua essência

A ansiedade é um sintoma comum nos tempos modernos e para amenizar esta sensação podemos recorrer a atividades físicas, massagens relaxantes, momentos de lazer e aromaterapia dentre outros recursos

Por 7Segundos 18/09/2019 16h04
Os melhores Óleos Essenciais para Ansiedade ! Conheça sua essência
Escolha a essência que combina com você - Foto: Divulgação

Os melhores Óleos Essenciais para Ansiedade ! Conheça sua essência

A ansiedade é um sintoma comum nos tempos modernos e para amenizar esta sensação podemos recorrer a atividades físicas, massagens relaxantes, momentos de lazer e aromaterapia dentre outros recursos. Dentro de variadas maneiras para aliviar o stress e a ansiedade é possível utilizar os óleos essenciais que podem ser usados em massagens, espalhados no corpo após o banho ou serem inalados, sendo esta a melhor via para aproveitar seus benefícios de forma rápida, pois desta maneira sua essência chega rapidamente nas regiões do cérebro que trazem sensação de bem-estar. Os óleos essenciais têm inúmeras funções além de aliviar a ansiedade incluindo ações antissépticas, analgésicas, estimulantes, anticongestionantes, etc, porém neste artigo daremos ênfase a suas propriedades anti ansiedade. Estes óleos são utilizados como formas terapêuticas há centenas de anos pela medicina ayuvérdica, na Índia já era usado óleo essencial de alecrim para tratar a angústia.

Na idade média, os óleos essenciais começaram a se tornarem populares na Europa durante as epidemias da peste bubônica, pois os médicos tratavam os doentes atrás de máscaras embebidas em óleos essenciais aromáticos. Em 1920, René M. Gattefosssé, químico francês comprovou que o óleo de lavanda curou com rapidez uma queimadura que fez em sua mão, assim como percebeu o poder antisséptico de muitos outros óleos aromáticos e assim começou a difundir a eficiência de tais óleos. Devido a falta de fiscalização muitos destes óleos não são puros (95%), é preciso ressaltar que para ser utilizados os óleos essenciais de forma segura estes devem conter CPTG, pois estes não contém toxinas que possam ser prejudiciais ao serem inalados e ingeridos.

Alguns óleos essenciais para ansiedade

Óleo essencial de lavanda

O óleo de lavanda teve sua ação comprovada em 1998 após um estudo realizado por psicólogos da Universidade de Miami, que fizeram um teste com 40 voluntários através de um teste eletroencefalográfico (EEG) e ficou demonstrado que houve um relaxamento nas ondas cerebrais induzindo ao sono. Este óleo tem um aroma delicado, é relaxante e acalma, não apresenta riscos para a saúde. O óleo essencial de lavanda ajuda a ter um sono tranquilo. A lavanda tem ação sedativa sobre o sistema cardiovascular, evitando palpitações, tem propriedades que ajudam a relaxar os nervos e tem demonstrado eficácia em distúrbios psicológicos.

Óleo essencial de alecrim

O óleo de alecrim também foi alvo de estudos em 1998 em Miami e foi observado em 20 voluntários que o inalaram que houve um aumento no estado de alerta e aumento de capacidade para solucionar problemas matemáticos. Este óleo tem ação analgésica, antisséptica, revigorante e antidepressiva, atuando no sistema circulatório e vascular, melhora a função cognitiva, dando clareza nos pensamentos e melhorando o foco e concentração. Tem propriedades anti-stress e age como um relaxante. O óleo essencial de alecrim melhora a circulação sanguínea ajudando o sangue a fluir melhor para todas as partes do corpo, facilitando o transporte de oxigênio.

Óleo essencial de Melaleuca

Este óleo essencial ajuda a diminuir sintomas de ansiedade, medo e atenua também a depressão. Para obter resultados desta função terapêutica a melhor maneira de inalação é derramando um pouco em um lenço limpo e inspirar, repetindo esta ação várias vezes ao dia. Vale ressaltar que em alguns casos de ansiedade é necessário além de terapias alternativas como a aromaterapia, consultar também um psicólogo.

Óleo essencial de laranja doce

O óleo de laranja tem um aroma cítrico e muito agradável, ele é chamado por muitos como o “óleo da alegria”, porque estimula a sensação de bem estar. Este óleo auxilia no alívio do stress, acalma os nervos, dá ânimo ajuda a sentir mais tranquilidade e a enfrentar emoções como a raiva. Tem ainda a propriedade de ajudar a relaxar na hora de dormir e uma opção é colocar um pouco num algodão e colocá-lo dentro da fronha do travesseiro para exalar o aroma.

Óleo essencial de Eucalipto

O eucalipto é muito conhecido por trazer alívio a problemas respiratórios e esta é uma das funções primordiais deste óleo essencial. Ele ajuda a aliviar tosse, bronquite, falta de ar, além de dor de garganta, dor muscular e até agir como prevenção para picadas de insetos. No entanto o eucalipto devido ao seu aroma mentolado alivia também sintomas de ansiedade, carências afetivas stress. Por aliviar as vias respiratórias, o eucalipto também proporciona uma noite de sono mais tranquila, pois limpa estas vias permitindo uma respiração mais tranquila durante o sono.

Óleo essencial de gerânio 

Este óleo é extraído de flores e plantas que são conhecidas como malva silvestre, é considerado um dos mais básicos dentro da aromaterapia. Seus benefícios para a saúde são muito vastos e incluem tratamento para acne, dor de garganta, alívio de estresse, ansiedade, depressão, cicatrização de queimaduras, etc. Seu aroma é um dos mais perfumados juntamente com a lavanda. No que diz respeito ao bem estar emocional, o óleo de gerânio aparece como um dos mais importantes, pois tem propriedades que ajudam a estabilidade emocional, estimula o bom humor e diminui quadros de ansiedade. Outros benefícios deste óleo é em relação ao alívio dos sintomas da TPM e também da menopausa.

Conclusões

Os óleos essenciais podem ajudar em muitas questões relacionadas a saúde física e emocional e há muitos que podem ser escolhidos de acordo com a preferência e a necessidade de cada um. As tensões nervosas menos graves como o estresse diário ou ansiedade mais leve podem ter alívio ao utilizar os óleos essenciais junto a outras técnicas para alívio da tensão, porém para casos mais graves de ansiedade ou depressão é preciso procurar ajuda de um psicólogo. As terapias alternativas podem ser incluídas junto a tratamentos tradicionais, mas não se deve abdicar de tratamentos médicos em alguns casos.