Geral

1ª Edição do Prêmio Sinturb de Jornalismo é lançado em Maceió

Período de inscrição será de 15 de fevereiro a 30 de março de 2020

Por Assessoria 19/09/2019 12h12
1ª Edição do Prêmio Sinturb de Jornalismo é lançado em Maceió
Prêmio Sinturb de Jornalismo é lançado em Maceió - Foto: Assessoria

O Prêmio Sinturb de Jornalismo foi lançado na manhã desta quinta-feira (19), em um café da manhã com a presença de jornalistas, representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT),  Federação das Empresas de Transporte de Alagoas e Sergipe (Fetralse) e Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal). Essa é a primeira premiação do estado a priorizar o tema transporte público de passageiros.

“Transporte Coletivo: soluções e riscos de não priorizá-lo”, este é o tema que os jornalistas profissionais vinculados ao Sindjornal, irão produzir os materiais.  O objetivo da premiação é estimular a produção de reportagens sobre o transporte público de passageiros da capital e reconhecer o trabalho dos jornalistas como uma profissão fundamental para a sociedade.

Ao todo serão sete categorias: Vídeo Reportagem, Texto Reportagem, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Reportagem Cinematográfica, Estudante; A novidade fica por conta da Categoria Especial “Transporte Clandestino: é ilegal, é inseguro”, onde irão ser inscritas reportagens que abordem o tema.

Para o presidente do Sinturb, Guilherme Borges, o prêmio serve para valorizar os profissionais do jornalismo alagoano e também disseminar ainda mais informações sobre o transporte público de passageiros. “Nós estamos com uma expectativa muito boa com a realização do prêmio, nos temos a consciência que ele servirá para informar ainda mais a população sobre como funciona o setor de transporte e também o quanto ele é essencial e indispensável.”, destacou.

Isaias Barbosa, presidente do Sindjornal, comentou sobre a importância do prêmio pra valorizar a categoria. “É um assunto que os jornalistas já escrevem diariamente, com o prêmio, cresce mais o estímulo. Eles vão ter a oportunidade de serem reconhecidos pelos seus trabalhos e a população ficará anda mais informada sobre o setor de transporte”, disse o presidente. 

Para o superintende da SMTT, Antônio Moura, ser parceiro do prêmio é estimular ainda mais que o assunto transporte esteja na mídia. “Parabenizamos o Sinturb pela iniciativa, o prêmio vem em um momento que o transporte precisar estar em evidência. A SMTT apoia porque enxerga a importância da premiação”, destacou. 

Parceiros

O Prêmio tem como parceiros além do Sindjornal, a SMTT, que irá colaborar com o envio de dados e pesquisas sobre o transporte público de Maceió para os materiais que serão produzidos pelos jornalistas. E também o apoio fundamental da Federal das Empresas de Transporte de Passageiros de Alagoas e Sergipe – Fetralse, também é um apoiador do prêmio Sinturb de Jornalismo.

Inscrições

O cadastro dos participantes pode ser feito pelo site da premiação, serão válidas matérias exibidas e publicadas no período de um de março e 2019 a 27 de março de 2020. Já o período de inscrição será de 15 de fevereiro a 30 de março de 2020.