Maceió

Seminário vai debater desafios e nova modalidade de reabilitação para deficientes visuais em Maceió

Evento acontece na sexta (20), na FAT Antares

Por Assessoria 19/09/2019 19h07
Seminário vai debater desafios e nova modalidade de reabilitação para deficientes visuais em Maceió
Seminário vai debater desafios e nova modalidade de reabilitação para deficientes visuais em Maceió - Foto: Divulgação

Os desafios para derrubar as barreiras e vencer os preconceitos sobre deficiências visuais é o tema do I Seminário de Acessibilidade, Inclusão e “Re” Habilitação da pessoa com deficiência visual, que vai acontecer na próxima sexta-feira (20), das 8h às 13h, no auditório da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), localizado no bairro do Antares, em Maceió. O evento é gratuito e será realizado pela Funbrasil com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, do Hospital de Olhos Santa Luzia e da FAT.

A programação conta com quatro palestrantes com especialidades em oftalmologia fisioterapia, psicologia e psicopedagogia e será aberto a pessoas com deficiência visual, acadêmicos e à sociedade em geral. As inscrições podem ser feitas no link: https://forms.gle/cfTenpbVmwhPqvMb7.  

Segundo a coordenadora do Ponto de Atenção Visual da Funbrasil, Fernanda Galvão, o seminário surgiu da necessidade de alertar e esclarecer a sociedade sobre as doenças que podem ocasionar a cegueira, bem como cuidados e tratamentos que diminuem o risco da perda da visão.

“Montamos um cronograma bem diverso, com palestrantes de peso que têm propriedade para falar sobre esse tema tão importante que é a visão humana e as doenças que podem acometê-la. Além de apresentar números do cenário atual dessas patologias, iremos tratar sobre as questões de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiências visuais dentro do nosso contexto social”, afirma Galvão.

De acordo com ela, um dos destaques do evento será a explanação sobre uma nova modalidade de reabilitação de pacientes, envolvendo uma equipe multidisciplinar. “Essa equipe trabalha para reabilitar e adaptar o paciente para que ele se torne novamente uma pessoa independente e autossuficiente, desempenhando funções rotineiras sem depender de outras, trabalhando também o lado emocional”, completa.

Confira a programação completa:

I seminário sobre Acessibilidade, Inclusão e “Re” Habilitação da pessoa com deficiência visual


08h – Credenciamento
09h – Cerimônia de abertura
09:30h – Apresentação do Coral do Centro Estadual Especializado Cyro Accioly.
09:50h – Palestra: “Prevenção, combate e tratamento para pacientes portadores de baixa visão, visão subnormal e cegueira!, ministrada pelo Dr. Nícolaas Stefan (Médico Oftalmologista pelo CBO e Médico referência do ponto de atenção visual da FUNBRASIL).
10:30h – Abertura para o Debate.
10:50h – Palestra: Os desafios da pessoa com deficiência visual nos espaços sociais.
Ministrada pela Especialista Gedalva Santos (Especialista em AEE – Deficiência Visual; Especialista em Deficiência Mental; Especialista em Psicopedagogia. Formadora na área de Deficiência e Diretora do Centro Estadual Especializado Cyro Accioly); 
11:20h - Abertura para o Debate;
11:40h – Palestra: “Baixa Visão e/ou Cegueira: Caminhos para o processo de Re/Habilitação, inclusão e impactos na vida dos pacientes”.
Ministrada pelas Especialistas Valquibárbara Cavalcante (Fisioterapeuta e especialista em Reabilitação Visual: fisioterapia oftálmica e Terapia Ocupacional na Baixa Visão – IEXCEED) e Manon de Oliveira (Psicóloga e Especialista em Psicoterapia de crianças e Adolescentes);
12:10h – Abertura para o debate;
12:30h – Encerramento;
12:45 – Abertura do coffee break;
13h – Entrega dos certificados