Meio ambiente

Greve Global pelo Clima deve levar milhões às ruas nesta sexta-feira

Há manifestações marcadas em mais de 130 países, para exigir dos governantes ações concretas contra as mudanças climáticas; em Maceió, protestos acontecem na praça Centenário

Por Época 20/09/2019 09h09
Greve Global pelo Clima deve levar milhões às ruas nesta sexta-feira
Protestos acontecem em mais de 130 cidades do mundo - Foto: reprodução

Uma greve geral do clima está programada para acontecer durante todo o dia de hoje (20) em mais de 4 mil cidades em todo o planeta. É o começo de um movimento de uma semana para atrair a atenção internacional para a urgência de ações para preservar o meio ambiente.

Espera-se que milhões de pessoas invadam as ruas em mais de 130 países, com apoio de organizações e grupos comunitários locais. Segundo especialistas ouvidos pelo The Guardian, esse pode ser o maior protesto de massa na história da crise climática.

Para saber onde acontecerão os protestos, uma boa dica é consultar o site Fridays for Future Map, que mostra em detalhes como será a movimentação em milhares de localidades diferentes em todo o mundo. Também é possível fazer buscas no Twitter usando a hashtag #climatestrike.

No Brasil, estão previstos protestos em 55 cidades. Em Maceió, organizações de defesa do meio ambiente marcaram uma manifestação a partir das 8h na Praça Centenário e as 13h30 em frente a prefeitura da cidade . Entre as reindicações, está o cumprimento dos compromissos assumidos pelo país no Acordo do Paris - incluindo o reflorestamento de 12 milhões de hectares até 2025.

Estão programadas 800 manifestações nos Estados Unidos, 400 na Alemanha, e centenas no Reino Unido, Austrália, França e Bélgica. Em London, os protestos começam às 11 da manhã, em Westminster, segundo o The Guardian. Em Bruxelas, os manifestantes se dirigirão para a sede da União Europeia; em Paris, o movimento começa na Place de la Nation.

Nem todos os protestos vão acontecer amanhã – alguns países como Nova Zelândia e Itália adiaram as manifestações para 27 de setembro. Para quem quiser se manifestar, mas não puder ir às ruas, o site Global Climate Strikedá dicas de como protestar online, colocando banners em sites e mídias sociais, por exemplo.