Brasil

Após denúncia do MEC, reitoria da UFF censura ato crítico a Moro na faculdade de direito

A reitoria enviou ofício ao diretor da faculdade de direito determinado a não realização do ato com base em denúncia do MEC.

Por Uol Notícias 22/09/2019 14h02
Após denúncia do MEC, reitoria da UFF censura ato crítico a Moro na faculdade de direito
Aliados de Moro tentam impedir instalação de CPI da Lava Jato - Foto: Divulgação

Marcado para esta segunda-feira (23) e organizado pela ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia), o ato #MoroMente, que seria realizado no Salão Nobre da UFF (Universidade Federal Fluminense), foi censurado pela instituição.

A informação foi divulgada pelo portal UOL, segundo o qual estavam previstos discursos de juristas, militantes de movimentos sociais e de parlamentes no ato que visava a debater "a extensão e a gravidade das violações legais promovidas pela atuação do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, à frente dos processos da chamada Operação Lava Jato".

De acordo com o portal, a reitoria da UFF enviou ofício ao diretor da faculdade de direito, Wilson Madeira Filho, determinando que ele não autorizasse a realização. O ofício foi enviado nessa sexta (20) e é assinado pelo vice-reitor Fábio Barboza Passos.

MEC enviou denúncia

No documento, Passos citou uma denúncia encaminhada pelo MEC (Ministério da Educação) em que o evento é classificado como sendo uma atividade "político-partidária".

Ainda segundo a reitoria da UFF, o MEC havia pedido informações à reitoria sobre o assunto, entre elas, se o evento seria "realizado mediante o uso de patrimônio material e imaterial ou com recursos financeiros da UFF".

Ainda conforme a denúncia encaminhada pelo MEC, citada pela reitoria da UFF, a realização do evento poderia configurar "ilícito de improbidade administrativa".

A ADUFF (Associação de Docentes da UFF), por meio de nota pública, manifestou "forte repúdio à decisão adotada, que, sem meias palavras, representa censura à liberdade acadêmica e que, como tal, deve ser atacada."

Membro da coordenação executiva da ABJD, Marcelo Nogueira afirmou que a entidade irá procurar a reitoria da UFF para que reveja sua decisão. Um ofício foi enviado à reitoria da UFF para que revogue a suspensão.

Ao UOL, o MEC informou, em nota, que “recebeu denúncia acerca de possível realização de ato político-partidário mediante o uso do patrimônio da UFF. A denúncia foi encaminhada à reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF)."

A reitoria da UFF foi procurada, mas não se manifestou sobre o assunto.