Educação

Parceria entre escola e comunidade transforma área antes ocupada por lixo em espaço de convivência

Ação uniu professores e alunos da Escola Estadual Ovídio Edgar, no bairro Tabuleiro do Martins, e lideranças comunitárias

Por Agência Alagoas 23/09/2019 13h01
Parceria entre escola e comunidade transforma área antes ocupada por lixo em espaço de convivência
Professora Gedalva e seus alunos comemoram mudanças; abaixo, escola e comunidade começando a mobilização para acabar com lixo e mato - Foto: Valdir Rocha

Até pouco tempo atrás, o cenário na Rua José Lobo de Medeiros, onde fica a Escola Estadual Ovídio Edgar de Albuquerque, no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió, não era atrativo: mato, animais mortos, restos de tralhas.

Cansados, incomodados e com desejo de mudar essa realidade, representantes da escola, alunos e lideranças comunitárias uniram forças e montaram, em maio deste ano, o projeto “Entorno da Escola, uma Alternativa de Lazer e Convívio Comunitário”. Agora a realidade já é outra e comemorada por todos.

Apoiada pela gestão, a professora de Educação Física Gedalva Queiroz mobilizou cerca de 35 estudantes dos 9º anos, que, juntos, receberam, na própria unidade escolar, lideranças comunitárias e moradores da região. A união fez a força. Após seis reuniões, foi formado um mutirão para transformar o lugar. O cenário degradado foi sumindo e substituído por um espaço para jardinagem, para feiras (que são organizadas pelos moradores), além de um campo aberto para atividades complementares da escola.

“Esta situação incomodava bastante. Então nos juntamos com as lideranças comunitárias e com a associação de moradores e passamos a fazer intervenções. O projeto ultrapassou o cuidado com o meio ambiente e com os muros da escola. É uma ação com aprendizagens significativas, construído de forma interdisciplinar, com professores de Geografia e Língua Portuguesa. Os alunos entenderam o porquê de cuidar do meio ambiente e se tornaram os protagonistas de todo este processo de ensino e aprendizagem”, destacou Gedalva.

Comunidade volta a sorrir 

O ar está leve e o sorriso tornou-se fácil agora, tanto para a comunidade escolar como para os moradores da região. Em atividade realizada esta semana, estudantes -  agora não apenas dos 9º anos, mas quase todo o Ensino Fundamental - panfletaram pelo entorno da escola apresentando o projeto e pedindo apoio da população para a manutenção e a conservação da área.

Engajados desde o início, os estudantes Bryan Barros e Sara Vitória Cândido apontam a importância de participar de uma ação como esta.

“No início, preparamos ofícios pedindo a limpeza dos matos e conseguimos. Antes era muito ruim, pois quando chovia tínhamos que fazer uma volta para chegar à escola. Após a limpeza, a professora Gedalva pediu para plantarmos árvores. A situação desejada, agora, é que se tenha uma praça para a gente brincar”, revela Bryan.

“É uma ação muito importante, porque é um bem para todos, não só para a escola, mas para a comunidade, porque as pessoas terão várias oportunidades, tanto para brincar, quanto para atividades diversas. Isto aqui é de todos nós”, considera a pequena Sara, aluna do 6º ano.

Para as moradoras Elania dos Passos e Rute Vieira, que vivem há 32 anos no bairro, cinco deles em frente à escola, a conscientização é o próximo passo. “Ficou bem melhor, antes era muito perigoso com os matos em frente”, avalia Elania.

“Eu fico muito feliz com a ação, foi boa mesmo. Infelizmente, até pessoas de outras ruas jogam lixo aqui. Por isso, o projeto tem o meu apoio”, garante Rute.

O diretor-geral da escola, Sebastião Salustiano, ressalta a importância da coletividade para os bons resultados. “O projeto é da comunidade. Todos se mobilizaram e participaram ativamente”, ressaltou.