Alagoas

Assinantes de TV em AL receberão mensagens de alerta da Defesa Civil

Serviço começa a funcionar hoje em outros estados também

Por 7Segundos com Agência Brasil 23/09/2019 17h05
Assinantes de TV em AL receberão mensagens de alerta da Defesa Civil
Em Alagoas, projeto foi antecipado devido a situação no bairro do Pinheiro - Foto: Reprodução

Os assinantes de TV por assinatura em Alagoas começarão a receber mensagens de alerta de risco encaminhados pela Defesa Civil em caso de desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros. 

Não será necessário cadastro por parte dos assinantes e haverá a opção de fechar a janela se desejar. O cliente receberá a mensagem em formato de pop-up (imagem sobreposta à tela) com tempo de exposição de 10 segundos. Na tela será exibida a seguinte mensagem: “DEFESA CIVIL: agora os ALERTAS de RISCO estão na sua TV. Fique ligado!”.

No caso de Alagoas, o cronograma de ativação foi antecipado em razão do cenário de riscos de afundamento do solo no Bairro Pinheiros, em Maceió, em complemento a outras medidas que vem sendo executadas pelos órgãos competentes na região.

O envio de mensagens de alerta já está disponível aos assinantes das empresas Claro (NET), Vivo, Oi, Sky e NossaTV, nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e, até o final do ano, estará implantado em todo o país.

O projeto é coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em conjunto com as prestadoras de TV por assinatura e os órgãos vinculados à Defesa Civil, representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).