Alagoas

Seprev capacita gestores da rede estadual de ensino sobre prevenção ao suicídio

Secretaria já percorreu oito gerências regionais de ensino

Por Ascom SEPREV 23/09/2019 20h08
Seprev capacita gestores da rede estadual de ensino sobre prevenção ao suicídio
Seprev capacita gestores da rede estadual de ensino sobre prevenção ao suicídio - Foto: Vítor Beltrão

Cercado de tabus e desinformação, a prevenção ao suicídio é tema de uma série de oficinas realizadas pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) aos gestores, coordenadores e articuladores das escolas estaduais durante todo este mês.

Após já percorrer oito Gerências Regionais de Educação (Gere), nesta segunda-feira (23), no auditório da 1ª Gere, localizado na Pajuçara, foi a vez dos servidores de 52 escolas serem capacitados para lidar da melhor forma possível com o tema.

O objetivo, de acordo com a superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Samylla Gouveira, é promover uma maior compreensão e conscientização sobre  o problema e assim prevenir o suicídio de adolescentes e jovens.

“Nessas situações, é relevante criar um ambiente seguro, acolhedor e livre de julgamentos para que sentimentos como indiferença e insegurança sejam temas abordados com tranquilidade e trabalhados de maneira produtiva nas salas de aula”, explicou Gouveia.

Ainda segundo a superintendente, a ideia é que o estudante que esteja passando por algum problema envolvendo a saúde mental possa ter na comunidade escolar uma referência para procurar ajuda.

“Quando não é debatido, acaba por ficar imerso em preconceitos, na falta de informação e traz dificuldades na identificação dos sinais de alerta, o que diminui a busca por ajuda e a aumenta o estigma para aqueles que sofrem. A presença do psicólogo Jonathan Nascimento tirando dúvidas e apresentando informações relevantes é fundamental”, disse.

Para a gerente regional da 1ª Gere, Lidiana Costa, a oficina é importante não apenas para os discentes como também para os profissionais da área.

“É interessante trabalhar esse tema porque os gestores são a referência para os alunos que estejam passando por algum problema. Além disso, os servidores também precisam desse tipo de informação. Eu, enquanto diretora, sempre fui mãe, psicóloga, assistente social, amiga, conselheira. Sempre somos procurados”, lembrou.

Até a próxima sexta-feira (27), a Seprev estará finalizando as oficinas nas cidades de Santana do Ipanema (6ª Gere), Porto Calvo (10ª Gere), Penedo (9ª Gere) e Palmeira dos Índios (3ª Gere).