Geral

Vida Nova nas Grotas ganha prêmio internacional do BID

Programa vence o concurso Governarte: A Arte do Bom Governo

Por Agência Alagoas 25/09/2019 13h01
Vida Nova nas Grotas ganha prêmio internacional do BID
ONU-Habitat e Governo de AL realizam Dia D do Vida Nova nas Grotas - Foto: Kássio Kiss

O Programa Vida Nova nas Grotas foi um dos vencedores do concurso Governarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A iniciativa, desenvolvida pelo Governo de Alagoas em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), foi premiada na Categoria 1: Uso de Dados no Ciclo de Políticas Públicas.

A cerimônia pública de premiação acontece durante a Reunião Anual da Rede de Governo Eletrônico da América Latina e Caribe (GEALC), que será realizada nos dias 2 e 3 de outubro, em Buenos Aires, Argentina. Com sede em Washington, nos Estados Unidos, o BID é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo.

“Fiquei muito feliz em ver nosso trabalho e dedicação reconhecidos pelo mundo. Parabéns a todos que colaboraram, especialmente o povo alegre que vive nas áreas beneficiadas pelo Vida Nova nas Grotas”, comemorou o governador, em suas redes sociais.

O Vida Nova nas Grotas é uma plataforma de ações de diversas secretarias de Estado, dentre as quais a de Infraestrutura (Seinfra) e de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). Além do ONU-Habitat, o Governo de Alagoas também firmou parcerias no âmbito do Programa com o Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU-AL) e o Movimento Comunitário de Humanização das Grotas.

“Trata-se de um prêmio internacional, um reconhecimento de que o Vida Nova nas Grotas é um programa consistente, tecnicamente confiável, e que tem tudo para, cada vez mais, galgar posições de destaque”, avaliou o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, cuja pasta também participa do projeto.

Em sua sexta edição, o concurso Governarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos tem como finalidade identificar, premiar, apoiar e difundir iniciativas inovadoras da gestão pública de governos subnacionais — como estados, províncias, departamentos, municípios ou outras denominações equivalentes — da América Latina e Caribe (ALC).

Segundo o analista de Programas do ONU-Habitat, Jônatas de Paula, o Vida Nova nas Grotas obteve sucesso no concurso ao apresentar três objetivos principais: redução da segregação por meio de investimentos nos mais pobres, produção de dados e informações para uma tomada de decisão mais eficiente e realização de parcerias estratégicas com atores locais e internacionais.

“O respaldo do BID confirma que esse é o caminho para um desenvolvimento urbano mais sustentável. O prêmio abre portas internacionais para Alagoas e deve inspirar gestores públicos no Brasil e em toda a América Latina", afirmou Jônatas de Paula.

O Vida Nova nas Grotas constitui-se como um guarda-chuva para projetos, planos e ações caracterizados por foco nas populações mais vulneráveis de Maceió, incluindo intervenções urbanas e territoriais que buscam a diminuição de desigualdades espaciais e de acesso a serviços.

O Programa nasceu em 2016, intitulado inicialmente de Pequenas Obras Grandes Mudanças, com intuito de transformar a vida das pessoas residentes em grotas de Maceió e, indiretamente, de todo o município. A princípio, o objetivo do programa era proporcionar melhorias em mobilidade urbana, com a construção de escadarias drenantes, pontilhões e passeios em todas as comunidades de risco.

Ao longo dos meses, porém, o programa cresceu, ganhou notoriedade e passou se chamar Vida Nova nas Grotas com a chegada de um forte aliado: o ONU-Habitat, que instalou em Alagoas seu primeiro escritório no Nordeste, em outubro de 2017. A parceria com o ONU-Habitat leva, além da melhoria em mobilidade para as comunidades, programas de inclusão social, meio ambiente, qualidade de vida, infraestrutura e empreendedorismo.

Atualmente, o Programa atende 49 grotas da capital alagoana. Essas localidades sofrem, sobretudo, em dias de chuva com a dificuldade de locomoção e até com quedas de barreiras. Para enfrentar essas dificuldades, o Vida Nova já executou, até o momento, cerca de 25 quilômetros de escadarias, 36 quilômetros de corrimão, cerca de 510 metros de pontilhões, mais de 30 quilômetros de meio-fio, 3.400 metros de muro de contenção e mais de 10 mil metros lineares de canaletas.