Maceió

Casal é autuada por lançamento de esgoto na praia de Maceió

A fiscalização da Sedet atendeu denúncias da população e de comerciantes da balança do peixe incomodados com o forte odor

Por Ascom Sedet 26/09/2019 17h05
Casal é autuada por lançamento de esgoto na praia de Maceió
Lançamento de esgoto foi detectado na Ponta Verde - Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) concluiu o relatório sobre o lançamento de esgoto na praia de Ponta Verde, na altura da balança do peixe, e lavrou auto de infração contra a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) por crime ambiental. A irregularidade foi detectada após a fiscalização comprovar o desvio da rede coletora de esgoto nos canais de escoamento da rede pluvial que desaguam no mar. A empresa tem prazo de cinco dias para apresentar defesa. Em caso de indeferimento do pedido será aplicada a multa, cujo valor ainda está sendo calculado de acordo com a extensão dos danos.

A fiscalização da Sedet atendeu denúncias da população e de comerciantes da balança do peixe incomodados com o forte odor e o aspecto do líquido que desaguava no mar. A equipe inspecionou a rede coletora na altura do cruzamento da Rua Abdon Arroxelas com a Avenida Álvaro Calheiros, na segunda-feira (23), e após aplicação do teste do corante descobriu a ligação irregular. O órgão convidou a Companhia de saneamento a participar da inspeção. O corante é usado para pontos de conexão de rede de esgoto à rede pluvial. Um novo teste foi aplicado na manhã da quarta-feira (25) na presença dos técnicos da Casal e provou, mais uma vez o crime ambiental.

O relatório de fiscalização da Sedet será encaminhado ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão regulador da Casal, Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal.

“Diversas pessoas trabalham e se banham no mar de Ponta Verde. É um cartão postal da cidade. O lançamento de esgoto no mar afeta a saúde pública e a economia da cidade. Por isso estamos autuando para obrigar a empresa a fazer a correção do problema”, declara a secretária municipal de Desenvolvimento Territorial, Rosa Tenório.