Política

Prefeitura demite servidor que filmou servidora em banheiro

Decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), desta quinta (26)

Por Redação, com assessoria 26/09/2019 09h09
Prefeitura demite servidor que filmou servidora em banheiro
Servidor municipal escondeu o equipamento de filmagem em uma lixeira - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maceió demitiu o técnico da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Cláudio Alves de Oliveira. No dia 09 de janeiro deste ano, ele foi preso sob suspeita de instalar uma câmera em um banheiro feminino na sede do órgão. A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (26) do Diário Oficial do Município (DOM).

O flagrante foi registrado após uma das funcionárias da Semed perceber que estava sendo filmada. Ela recolheu o material do banheiro e se trancou na sala do seu setor, quando contou aos colegas o que havia descoberto. A polícia foi chamada e Cláudio, a vítima e outras testemunhas foram prestar depoimentos na Central de Flagrantes.

Após investigação, ficou comprovado que o então servidor municipal escondeu o equipamento de filmagem em uma lixeira para flagrar as mulheres que utilizavam o banheiro da Secretaria. A polícia também descobriu que, em 2016, um funcionário de uma prestadora de serviço de limpeza localizou uma câmera instalada no mesmo banheiro. O equipamento foi recolhido e entregue à supervisora da empresa, que devolveu o objeto para Claudio, quando ele declarou ser o dono.

Demissões de funcionários públicos só acontecem em casos graves. O desligamento de Cláudio Alves de Oliveira, que trabalhava na Secretaria Municipal de Educação há 10 anos, segue o Estatuto dos Servidores Públicos de Maceió (Lei nº 4.973/2000) que, no artigo 159, inciso V, estabelece que a demissão será aplicada no caso de incontinência pública e conduta escandalosa na repartição.