Alagoas

Alagoanos ainda sofrem com “Barriga d’água”, aponta Ministério da Saúde

Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde em Boletim especial

Por Marcos Filipe Sousa com Ministério da Saúde 26/09/2019 15h03
Alagoanos ainda sofrem com “Barriga d’água”, aponta Ministério da Saúde
Alagoanos ainda sofrem com “Barriga d’água” - Foto: Reprodução

A doença popularmente conhecida como “Barriga d’água” ainda assombra a vida dos alagoanos, segundo o Ministério da Saúde. O Estado é destaque no Boletim Epidemiológico SVS 16 anos que traz as principais doenças que atingiram a população entre os anos de 2013 a 2019.

A esquistossomose é uma infecção parasitária, a qual pode evoluir desde formas assintomáticas até formas clínicas extremamente graves que podem levar à internação e ao óbito. No Brasil, estima-se que, no ano de 2015, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas possam estar infectadas pelo Shistosoma mansoni.

Alagoas, juntamente com Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, estão entre os estados em que a doença ainda é transmitida.  

O Ministério da Saúde informa que no período de 2003 a 2017, os indicadores de morbimortalidade sofreram decréscimo. Houve uma redução de 74% nas taxas de internações e de 11% na taxa de óbitos por 100 mil habitantes. Em 2017, ocorreram 186 internações e 508 óbitos por esquistossomose no país.