Política

Promotor de Justiça Coaracy Fonseca é afastado do cargo

Declarações do promotor teriam sido o motivo da decisão

Por 7Segundos 26/09/2019 16h04
Promotor de Justiça Coaracy Fonseca é afastado do cargo
Coaracy Fonseca - Foto: Ascom MP/AL

Nesta quinta-feira (26), o Colégio Procuradores do Ministério Público de Alagoas (MP-AL) decidiu afastar cautelarmente das funções o promotor de Justiça Coaracy Fonseca.

Um processo administrativo foi aberto pela Corregedoria do órgão ministerial após duas punições seguidas recorrentes do mesmo motivo que resultou no seu afastamento, declarações polêmicas contra Alfredo Gaspar, o governador, Renan Filho, e o Poder Judiciário. Ele ficará afastado do cargo por 60 dias.

O último caso envolveu declarações em que o promotor alega que “as mazelas e atraso do Estado” são causados pelo Judiciário.

O MP-AL emitiu a seguinte nota sobre o caso:

O corregedor-geral substituto, do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL),  Luiz  de Albuquerque Medeiros Filho, atendendo ao Colégio de Procuradores, instaurou inquérito administrativo em desfavor do promotor de Justiça, Coaracy Fonseca, tendo em vista algumas condutas entendidas como inadequadas para um membro da instituição.

Com base na Legislação de Regência, o corregedor-geral substituto solicitou o afastamento cautelar do promotor, por 60 dias, a fim de apurar os fatos. O procurador-geral em exercício, Márcio Roberto Tenório, recebendo, encaminhou ao Conselho Superior do Ministério Público que, por unanimidade, acatou o pedido.

E como todos os procedimentos da Corregedoria transcorrem sob sigilo, torna-se impossível repassar mais detalhes sobre o caso.