Geral

Projeto vai resgatar brincadeiras culturais no Parque do Horto

Parque, no bairro Gruta de Lourdes, recebe atividade lúdica especial voltada ao público infantil

Por Secom Maceió 27/09/2019 08h08
Projeto vai resgatar brincadeiras culturais no Parque do Horto
Evento acontecerá no próximo sábado no Parque do Horto - Foto: Secom Maceió

Aberto ao público há um ano, o Parque do Horto já se tornou um consolidado espaço para a diversão de famílias aos finais de semana. Com programações variadas, a reserva ambiental administrada pela Prefeitura de Maceió e pela Superintendência do Ibama em Alagoas oferta opções de lazer para todas as idades, além de ser um local propício à prática esportiva, como trilha e corrida. No próximo sábado (28), o Parque, no bairro Gruta de Lourdes, recebe uma atividade lúdica especial voltada ao público infantil: o projeto Brincar no Parque, que acontece das 13h às 16h com o resgate de brincadeiras culturais e contação de histórias ao ar livre.

O projeto é uma iniciativa idealizada pela terapeuta ocupacional Renata Santos, que propôs à administração do Horto a ocupação do espaço para a realização de brincadeiras ao ar livre que estimulem o resgate de tradições. O Brincar no Parque é aberto ao público, sem necessidade de inscrição ou limite de faixa etária, e tem como proposta a promoção do diálogo e da reflexão sobre o consumo consciente, práticas sustentáveis e discutir a importância do contato com a natureza para o desenvolvimento infantil, para a preservação da natureza e no fomento dos vínculos familiares.

“A vida urbana tem distanciado cada dia mais as pessoas da natureza, muitas famílias vivem um cotidiano cheio de tarefas que deixam cada vez mais o dia com menos horas livres. As crianças também estão aprendendo desde cedo a ter o tempo limitado para quase tudo e também se envolvendo com novas atividades que lhes são oferecidas. As crianças precisam vivenciar situações concretas para assimilar conhecimentos e transmiti-los, por isso atividades que estimulem o movimento e que as aproximem da natureza por meio do contato direto ou pelo do lúdico são fundamentais para o bom desenvolvimento físico, mental e social, além de formar valores relacionados às questões ambientais”, comenta Renata.

Segundo a terapeuta ocupacional, o Brincar no Parque vai ofertar um espaço de diálogo sobre confecção de brinquedos reciclados, visando o fomento do pensamento sustentável, por meio de brinquedos naturais, brincadeiras tradicionais e um espaço desestruturado que leve à reflexão sobre como os cuidados e preservação com a natureza podem refletir direta ou indiretamente na nossa saúde e no nossos bem estar. “O objetivo é apresentar formas de brincar com canções da cultura popular, cirandas, teatro, com as diferentes artes que valorizam a cultura local e que valorizem a cultura do brincar”, completa a idealizadora do projeto.

O projeto Brincar no Parque acontecerá mensalmente, sempre aos sábados, e contará com a participação de artistas circenses, da arte popular, contadores de histórias e artesãos, que levarão brinquedos da cultura popular, brinquedos sustentáveis e outros que estejam alinhados com a proposta. Nesta edição, participam a Panta Cultura em Madeira – de responsabilidade de Renata Santos, e a Companhia Literando, que juntos levarão contação de histórias e brincadeiras às crianças.