Meio ambiente

???????Biota se prepara para resgate de animais afetados com óleo

Por 7Segundos com Agências 27/09/2019 15h03
???????Biota se prepara para resgate de animais afetados com óleo
Material comprado pelo Biota para o resgate - Foto: Divulgação

O Instituto Biota de Conservação está se equipando para o resgate de animais contaminados com o óleo que está aparecendo ao longo das praias nordestinas nas últimas semanas.

“Hoje compramos os equipamentos para resgate de animais oleados, pois a possibilidade é muito grande de acharmos animais afetados aqui, principalmente nesse início de período de desova”, informou o instituto.

As manchas negras de óleo que chegaram a praias do Nordeste desde o início de setembro já atingiram 109 locais em 50 municípios de 8 estados, de acordo com o mais recente balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Trata-se de petróleo cru, e não de um produto derivado do óleo. Em nota, a Petrobras afirma que o material não é produzido e nem comercializado pela companhia.

O óleo já atingiu ao menos nove tartarugas e uma ave bobo-pequeno ou furabucho (Puffinus puffinus), conhecida pela longa migração. Segundo o Ibama, uma das tartarugas foi devolvida ao mar e outra foi encaminhada a um centro de reabilitação. Sete tartarugas foram encontradas mortas ou morreram após o resgate. A ave também não resistiu ao óleo.