Economia

Com apoio do Governo, associação alagoana ganha mercado nacional

Parceria entre a associação e empresa paulista foi mediada pela Sedetur e Sebrae/AL através do projeto Alagoas Maior

Por Agência Alagoas 27/09/2019 11h11
Com apoio do Governo, associação alagoana ganha mercado nacional
Mais de R$ 12 mil em frutas foram comercializados para empresa de SP - Foto: Divulgação Asprolimo

A  produção da Associação dos Produtores de Limoeiro de Anadia (Asprolimo), localizada na região do Agreste de Alagoas, vem ganhando novos mercados. Nesta semana, foram comercializados para a empresa alimentícia Batista Legumes S/A , de São Paulo, mais de R$12.500 em frutas.  

A parceria entre a associação e a empresa paulista foi mediada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e Sebrae/AL, através do projeto Alagoas Maior, responsável por fomentar a expansão das  cadeias produtivas estaduais.

O presidente da Asprolimo, Alvânio Farias, diz que a aproximação com os órgãos foi o pontapé inicial para o trabalho de ampliação das vendas 

"Essa proximidade aconteceu há alguns anos, mas foi em 2018 que começamos a vender nossos produtos para a Legumes Batista. Visitamos a empresa junto a equipe da Sedetur e em novembro fechamos o negócio. Agora, nossos produtos estão chegando fora do estado. Isso é um incentivo para que nosso cultivo seja cada vez mais reconhecido", conta o presidente da Associação. 

A eficácia da política pública é sentida, também, na satisfação de quem compra. O gerente comercial da Legumes Batista, Ilton Oliveira, explica as vantagens de comprar produtos alagoanos. "Nessa última operação, realizamos a compra de 7 mil abacaxis. Nesse mercado nós trabalhamos com outros estados, mas o abacaxi alagoano apresenta a melhor qualidade, chamando a nossa atenção pelo sucesso que a fruta tem feito aqui" ressaltou Ilton. 

Alagoas Maior

Com o objetivo de subsidiar a conquista de novos mercados para os produtores assistidos pelo Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), que trabalhou junto a pequenos produtores do interior alagoano de 2004 a 2018, o Alagoas Maior atua, a partir desse ano, ampliando a possibilidade de comercialização de produtores e associações.

Com público um pouco mais restrito e qualificado, as atividades de potencialização de vocações de negócios alagoanas terão inicialmente como foco três regiões territoriais: Sertão, Agreste e Serrana dos Quilombos. Após serem identificados como potenciais polos de fomento de pequenos empreendedores, os grupos localizados nestas áreas continuarão recebendo capacitações dirigidas e ainda poderão contar com duas novidades garantidas pelo programa, a entrega de equipamentos produtivos e apoio à prospecção e abertura de novos mercados.